A falta de esclarecimento e informação no diagnóstico e tratamento de patologias da coluna

2015-04-10_190211
Aline Rodrigues Personal Trainner (CREF 024163) Especialista em Atividade Física, Saúde e Quiropraxia Mestre em Ciência do Movimento Humano

A grande maioria dos meus pacientes e alunos que chegam até mim devido à fortes dores nas costas, vêm para o diagnóstico e avaliação com seus exames em mãos e preocupados pois no laudo está escrito ARTROSE ou OSTEOARTRITE enfim , termos médicos e técnicos que na maioria das vezes não são realmente esclarecidos aos pacientes e seus familiares .
Essas palavras significam um desgaste da cartilagem da coluna vertebral que causam sintomas variados como dor local ou irradiada (braços e pernas) dificuldade de movimento e rigidez.
Através de um mecanismo de tentativa natural do organismo de recuperação desse desgaste ósseo, podem haver formações de calcificações em alguns pontos das articulações chamados de osteófitos (popularmente conhecidos como bico de papagaio).
A compressão do disco vertebral pode causar seu abaulamento e consequentemente a formação da tão famosa hérnia de disco.
A artrose ou osteoartrite geralmente é causada pelo envelhecimento natural do corpo, associado à execução incorreta de determinadas atividades físicas ou esforços repetitivos do dia a dia.
Quando tratada de forma correta , aliada a diversos métodos de reabilitação incluindo pilates clínico , quiropraxia , massoterapia reeducação postural e reforço muscular essas patologias como a artrose tendem a não apresentarem pioras no quadro clínico como também nos sintomas causados por elas.
É apenas uma questão de esclarecimento . O paciente necessita de toda a explicação do caso além de um bom encaminhamento de tratamento com bons profissionais . O que tenho e que deixa por transparecer e que a área médica ( não na sua maioria ) desconhece a eficácia de novas técnicas de reabilitação de suas comprovações científicas e acaba não direcionado seu paciente para isso .
Grande parte de patologias da coluna possuem soluções simples que antecedem a cirurgia invasiva . Para isso é preciso informação e sempre bons profissionais .