Faixa etária da vacinação contra a gripe é ampliada

2015-04-10_190211
44 casos de Influenza foram confirmados neste ano no estado, 50% são com crianças de até 9 anos de idade

Crianças de até 9 anos e adultos com mais de 50 podem receber imunização

 

O governo do Estado do Rio Grande do Sul ampliou as faixas etárias da vacinação contra a gripe. Assim, desde desta segunda-feira (11), crianças de até 9 anos e adultos com idade superior a 50 anos podem receber a imunização. A medida foi adotada pela Secretaria Estadual da Saúde em virtude da concentração de casos nessas idades. As pessoas que não se enquadram nos grupos prioritários do Ministério da Saúde deverão procurar a vacina nas clínicas privadas. Em Bento Gonçalves, a vacina pode ser feita nas Unidades de Saúde nos bairros.
O Memorando Circular nº 03/2018 informa que dos 44 casos confirmados de Influenza neste ano no estado, 50% são com crianças de até 9 anos de idade, sendo que destes, 36% estão na faixa etária de 5 a 9 anos. Além disso, pessoas com idade entre 50 e 59 anos também representam uma importante carga da doença, correspondendo a 20,5% do total dos casos confirmados pela influenza. Ainda de acordo com o documento, o Estado está com cobertura vacinal contra a influenza de 76%.
A Campanha Nacional de Vacinação encerra na próxima sexta-feira (15) e a meta é imunizar 90% do público pertencente aos grupos prioritários, sendo crianças de seis meses aos nove anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com idade superior a 50 anos, professores de escolas públicas e privadas, e, portadores de doenças crônicas (com prescrição médica atualizada ou receita de uso contínuo atualizada).