Fagundes Varela convida para Bella Festa que acontece em dezembro

2015-04-10_190211
Um dos pontos altos da festa é a culinário italiana e resgate das tradições dos imigrantes italianos

De 6 a 9 de dezembro, a programação gratuita, contempla shows, festa e exposição

 

De 06 a 09 de dezembro, Fagundes Varela celebra a BellaFesta. A sexta edição do evento terá como tema “Unindo Gerações”. Serão quatro de dias de festa, shows, exposição e muita cultura. A expectativa é de que mais de 35 mil pessoas participem do evento.
O tema foi escolhido justamente por apresentar as características do município, sua longevidade e por ser um evento que prioriza atrações para todos os públicos: desde a criança até o avô.
A entrada será gratuita para todas as atrações. A programação completa está disponível no site: bellafesta-rs.com.br.

Pão e torresmo resgatam cultura
Um dos pontos altos da BellaFesta ao longo de suas cinco edições já realizadas foi a gastronomia. A estrutura do evento sempre disponibilizou amplo espaço para a Praça de Alimentação. Além disso, a programação sempre contou com almoço, jantares e refeições que foram servidas valorizando pratos típicos da região.
Neste ano, não será diferente. A Comissão responsável pela gastronomia está organizando tudo nos mínimos detalhes para que quem for passar pela BellaFesta, possa ser bem acolhido e, principalmente, servido com a mesa farta com na casa dos pais ou dos avós.
Uma das novidades deste ano é o resgate do torresmo. Fagundes Varela tem uma grande tradição neste segmento. Isso porque, há quase 100 anos, surgiu na pequena localidade da então Bella Vista, o Abatedouro de Suínos Lunardi Scandróglio, Sottili & Cia. Com o passar do tempo, a empresa foi adquirida pela Cooperativa de Suinocultores Bella Vista Ltda, que passou a ser responsável pelos produtos Sul Brasil. Publicações da época evidenciavam que a banha e os fiambres produzidos em Fagundes, na década de 50, eram os melhores do país. Já na década de 70, devido a dificuldades financeiras, a Cooperativa fechou suas portas. Porém, as marcas do trabalho desenvolvido e a receita do bom torresmo passou de geração em geração e, hoje, ainda se mantém viva.
Segundo o presidente da BellaFesta 2018, Éder Pelegrini, para evidenciar ainda mais essa característica dos fagundenses, as agroindústrias estarão produzindo o torresmo para os visitantes em dois horários, todos os dias, a partir das 13h30min. “Antes de provarem o produto, os visitantes poderão acompanhar todo o seu processo de produção, que vai desde o corte da pele de porco com gordura em pedaços até a fritura, quando ficam crocantes”, destaca. Todo o trabalho será realizado em frente a prefeitura, ao lado da antiga caldeira da Cooperativa, que foi importada da Itália. “Será uma viagem no tempo, de resgates, de emoção e, claro, de farta gastronomia, reunindo a família, como é nosso objetivo por meio do slogan: unindo gerações”, complementa.
Outro produto típico da região e que retrata o encontro da família na mesa é o pão. Ele também será feito no local. As agroindústrias também estarão comercializando salame, vinho e queijo. Os dois primeiros produtos conquistaram o segundo lugar entre os melhores do Estado na última Expointer.
Estarão presentes as agroindústrias Valente, Vó Elena, Bassani e Bergamaschi. Todas quatro de Fagundes Varela.
Na última segunda-feira, dia 05, as Soberanas do evento estiveram acompanhando as obras de construção do forno. Ele será erguido a base de barro, como antigamente. O forno servirá para assar o pão.
Além disso, haverá Praça de Alimentação com outros pratos que serão servidos. A BellaFesta será de 06 a 09 de dezembro, com entrada gratuita.

Atrações para todos os públicos
Seguindo com o slogan: “Unindo Gerações”, a Bellafesta 2018 apresenta atrações diversificadas para todos os públicos e com entrada gratuita. Está confirmada a apresentação do Circo Stankovich e shows com talentos locais, Paula e Pamela, Sandro e Cícero, Thomas Machado, San Marino e Dj Wiliam.