Faculdades gaúchas têm atividades suspensas pelo governo

2015-04-10_190211

Quatro instituições de ensino superior gaúchas, entre elas uma com sede em Bento Gonçalves, tiveram parcialmente suas atividades suspensas pelo governo federal. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), dessa segunda-feira (19). O Ministério da Educação informou que os alunos não serão afetados, pois a medida é cautelar, e somente processos administrativos estão interrompidos.
A decisão citou o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), com sede no município, além da Faculdade América Latina de Ijuí (FAL), Faculdade Ecoar (FAECO) e Faculdade Santo Augusto (FAISA), e mais outras 23 instituiçõs no país. Não foram informadas quais seriam as práticas irregulares das faculdades.
Em nota, a FSG lamenta o ocorrido. “A FSG foi citada equivocadamente em despacho do Ministério da Educação (…), onde constam instituições investigadas pela Assembleia Legislativa de Pernambuco”. De acordo com a publicação, o equívoco ocorreu na divulgação incorreta do número de credenciamento de uma das instituições, que teria colocado a FSG na listagem ainda em 2016. Porém, após os esclarecimentos, o nome da faculdade teria saído da lista. “A FSG reiteira que não possui nenhuma relação com as instituições citadas no despacho e nem com o processo. A instituição trabalha junto ao MEC para a regularização imediata da situação, e segue suas atividades normalmente”, conclui a publicação.
Uma denúncia de um grupo de estudantes de Pernambuco foi levada à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Faculdades Irregulares, que fez uma denúncia a respeito. A CPI identificou que as faculdades estariam oferecendo cursos superiores sem possuir a permissão do MEC, instalações físicas irregulares, comercialização de diplomas e terceirização de serviços de ensino, entre outras.