Faculdade de Bento Gonçalves entre as piores do país

2015-04-10_190211

Mec divulgou lista com avaliação das instituições de ensino referente ao ano 2015 e uma do município está entre elas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma lista como resultado da avaliação das instituições de ensino do Brasil, feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Entre as 2.109 analisadas, 313 tiveram resultado insatisfatório, medida por meio do IGC (Índice Geral de Cursos). Das faculdades, ao menos seis são gaúchas e, entre elas, está uma faculdade de Bento Gonçalves.
O índice dá notas de 1 a 5, e as notas na faixa 1 e 2 indicam mau desempenho passível de punição, que pode ser a proibição de novos vestibulares até que medidas para a melhora de desempenho sejam postas em prática.
A Faculdade La Salle, de Caxias do Sul (1,3783), a Faculdade Anglicana, de Erechim (1,6453), a Faculdade IBGEN, de Porto Alegre (1,7350), a Faculdade Santo Augusto (1,9255), Faculdade Cenecista de Nova Petrópolis (1,9308), estão entre as gaúchas que tiveram notas insatisfatórias, todas sendo com índice abaixo de 2.
Em Bento Gonçalves, a Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha, que fica localizada na Rua Treze de Maio, 1.130, o curso de Design de Interiores foi avaliado, e o IGC foi de 1,7350, resultando em média 2. A instituição é privada, com fins lucrativos. A avaliação diz a respeito do ciclo 2015, porque houve demora na divulgação, que era para ter saído no final de 2016. De acordo com a instituição, eles aguardam o próximo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) para melhorar a nota.
Para Daniel Delucchi, diretor do núcleo de Bento Gonçalves, a avaliação foi feita com a segunda turma formada do curso. “Esta avaliação é de 2015, nós certamente já esperávamos isso. Esta turma de 2015 foi a segunda turma de formando, e da prova participaram apenas 7 alunos. Não foi passado a eles a importância do Enade”.
Segundo ele, a Faculdade tem trabalhado desde o ano passado para passar aos alunos desde o primeiro dia de aula o que é o Enade. Ele defende o curso, e diz que atualmente estão formando a 7ª turma, com mais de vinte alunos, e que todos os professores são renomados pela área na região e em outras cidades.
“Infelizmente temos que assumir uma nota dada em 2015 de um curso. Em 2014, para se ter uma ideia, tivemos avaliação 4”. Para Delucchi, a Faculdade não corre risco de não ficar sem vestibular, pois recebeu visitas do MEC ainda este ano, e nenhuma irregularidade foi constatada. O diretor ainda ressalta que a Faculdade tem aumentado investimentos e inclusive ampliado a área da Instituição.
O IGC conta a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último período de três anos (triênio). O CPC também é um indicador de qualidade, mas referente aos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior.
Os cursos avaliados no último triênio foram administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidadDefinir imagem destacadae e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, tecnologia em comércio exterior,tecnologia em design de interiores, tecnologia em design de moda, tecnologia em design gráfico, tecnologia em gastronomia, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em gestão de qualidade, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão pública, tecnologia em logística, tecnologia em marketing, tecnologia em processos gerenciais, teologia e turismo.
O CPC é calculado no ano seguinte à realização do Enade. As avaliações são divididas entre universidades, institutos federais, centros universitários e faculdades.