Faça você mesmo, rímel e delineador: lindos e naturais

2015-04-10_190211

Que tal ficar bonita, de forma natural e saudável, fazendo você mesma os seus rímel e delineador naturais, caseiros e sem crueldade animal? Existem várias vantagens de fazer esses produtos em casa, pois a maioria das máscaras de cílios, rímeis e delineadores para os olhos são caros, com ingredientes que agridem a saúde, o meio ambiente e prejudicam a vida animal.

Receita de rímel com manteiga de karitê
Essa receita tem ingredientes bem hidratantes e, caso você queira fazer um rímel marrom substitua o carvão ativado por cacau em pó.

Ingredientes
1 colher de chá de carvão ativado; ½ colher de chá de argila em pó; 1 colher de chá de glicerina vegetal; 1 colher de chá de manteiga de karitê; ¼ colher de chá de cera de carnaúba e ¼ colher de chá de óleo de coco.

Instruções
Coloque em uma panela a cera de carnaúba, a manteiga de karitê, o óleo de coco e a glicerina vegetal. Leve ao fogo baixo e vá mexendo até que os ingredientes derretam e fiquem homogêneos. Adicione a argila e mexa até misturar bem. Retire do fogo. Por fim, adicione o carvão ativado, e misture bem.

Rímel com Aloe Vera
Esta receita tem a adição da Aloe Vera, conhecida por suas propriedades regeneradoras e reconstituintes.

Ingredientes
1 colher de chá de óleo de coco; 1 colher de sopa de Aloe vera em gel; 3 cápsulas de carvão ativado e 1/4 colher de chá de argila bentonita (opcional).

Materiais utilizados
Tigelas de vidro pequena e média; Água quente; Colher.

Modo de fazer
Coloque o óleo de coco, em forma líquida, na tigela de vidro pequena. Acrescente três colheres de chá de Aloe vera em gel. Misture bem, até que fique homogênea Abra as 3 cápsulas de carvão ativado e coloque o pó na tigela pequena. Misture o carvão com os demais ingredientes. Adicione à mistura ¼ de colher de chá de argila bentonita, é opcional, porém preveni do rímel borrar. O óleo de coco derrete a 24º C e a argila bentonita ajuda a máscara a secar mais rápido e fixar nos cílios.

Rímel com argila
Nessa receita você pode optar pela cor do seu rímel, conforme o tipo de argila que escolher.

Opções de misturas de argila e suas cores
Argila bentonita misturada com cacau em pó (máscara marrom); Argila vermelha de recife (máscara marrom avermelhada); Argila preta (máscara preta).

Ingredientes
1/4 de colher de chá (1,5 ml) de glicerina vegetal; 1-¾ colher de chá (10,5 ml) de água; 5 colheres de chá (25 g) de argila da cor de sua preferência.

Materiais utilizados
Tigela pequena; Colher.

Modo de fazer
Coloque 5 colheres de chá de argila. Acrescente a água e a glicerina vegetal. Misture bem até ficar bem homogêneo.

Validade da máscara
Como o rímel não tem conservantes, a validade é de cada quatro a seis meses, dependendo da conservação.

Como colocar o rímel no tubo
Lave, limpe e seque bem o tubo e aplicador do rímel, principalmente se já foi usado antes. Use uma seringa sem agulha para colocar o rímel no tubo. Outra alternativa é colocar o cosmético em um pote hermético com tampa onde você possa mergulhar o aplicador. Nesse caso, para evitar que o produto seque no aplicador, lave-o com água, após cada utilização.

Como fazer delineador  em gel em casa
Método 1: lápis de olho
Lápis de olho preto retrátil (bem pigmentado, de preferência); Um pouquinho de vaselina.
Quebre a cera do lápis retrátil e coloque na colher, com um pouquinho de vaselina. Em seguida, derreta os ingredientes dentro de uma colher com uma vela. Não se esqueça de mexer com um palitinho de dente para ajudar a dissolver o produto. Assim que a cor estiver homogenia e os dois produtos misturados, coloque a mistura em um potinho de maquiagem vazio. Quando esfriar, ele vai ficar com uma consistência mais pastosa e pronto para usar.

Método 2: sombra
Sombra preta opaca; Sombra preta levemente cintilante; Vaselina. Sabe aquela sombra preta opaca que quebrou e vive fazendo sujeira por aí? Chegou a hora de usá-la de uma forma digna. Em um prato ou tampa de plástico, coloque a sombra quebrada e, para dar um pouco mais de cor e de brilho ao seu delineador em gel feito em casa, acrescente também um pouquinho de uma outra sombra preta, com uma leve cintilância. Você vai precisa fazer com que as sombras virem pó e se misture.
Em seguida, acrescente um pouquinho de vaselina à mistura, bem pouquinho mesmo. Agora é só ir misturando para agregar bem os dois ingredientes e fazer com que eles adquiram uma consistência bem pastosa e homogênea. Agora é só colocar em um potinho vazio e seu delineador está pronto para ser usado!