Expobento tem recorde de público em 2017

2015-04-10_190211
Salão da Fenavinho teve temática da tradição italiana

Segurança e atrações foram pontos positivos da maior feira multissetorial do país

A Expobento, a maior feira multissetorial do país, encerrou a sua 27ª edição no domingo (18) com número recorde de visitantes: mais de 226 mil. Em relação a 2016, o aumento do público foi de 7,5%. O evento começou no dia 8 deste mês. Para Daniel De Toni, diretor de Serviços e Alimentação, o sucesso pode ser atribuído a vários fatores, entre eles ao ingresso único que dava acesso a todos os eventos, exceto ao show da dupla Maiara e Maraísa. “A gente atuou em várias atrações. Montamos palco na praça de alimentação, além do evento cookshow de degustação de vinho, Salão Fenavinho e a mostra Quer Casar Comigo?”.
O cookshow, referido pelo diretor, foi um projeto com 12 chefes que deram aulas para os visitantes, além da degustação de vinho. Já o Salão Fenavinho e a mostra “Quer Casar Comigo?” eram salões tematizados. O primeiro foi sobre a Fenavinho, onde o público pôde conferir apresentações culturais típicas de corais, grupos musicais e teatrais que rementem à tradição italiana. A feira iniciou em 1967, comemorando 50 anos neste ano.
O segundo era um espaço com decoração clássica, na qual os expositores apresentaram para noivos e noivas seus produtos e serviços para casamento, além de incentivarem a cerimônia para ser realizada na Serra Gaúcha. Outro ponto destacado por De Toni, foi o espaço cedido à agroindústria familiar. “A agroindústria familiar vem a potencializar a cultura local, toda esta parte de gastronomia, inclusive a tradição dos antepassados”, relata.
De acordo com o diretor, o seu setor era responsável pela segurança interna e externa, limpeza de corredores e banheiros, atendimento assistencial como médicos e UTI móvel e a parte gastronômica. A Fundaparque disponibilizou 190 câmeras distribuídas em pontos estratégicos. A Expobento contou com mais 16 câmeras no hall de entrada, focando rostos. No estacionamento, 45 pessoas trabalhavam na segurança, onde havia mais 8 câmeras de monitoramento na entrada e saída de veículos.
“Não teve nenhuma ocorrência, apenas duas tentativas de furto, mas como fizemos um planejamento foram evitadas. Tivemos um trabalho com a Brigada Militar. O momento econômico do Brasil reflete na parte de segurança, tornando-a deficiente. Para não causar dano ao expositor e ao visitante, investimos bastante. O público também foi muito intenso. Nos dias que fizeram calor, por exemplo, algumas pessoas se sentiram mal e os bombeiros ajudaram. Tínhamos mais de 8 bombeiros presentes na feira”, conta De Toni.
A preparação da próxima feira deve se basear, segundo ele, nas coisas que deram certo em todos os setores. Para o diretor, a feira superou expectativas, principalmente a população do município. “A Expobento é a feira de Bento. O ponto positivo é para Bento Gonçalves”, conclui. Ainda não há data definida para a 28ª edição.