ExpoBento encerra edição com mais de 200 mil visitantes

2015-04-10_190211
A feira contribuiu, mais uma vez, para fomentar o desenvolvimento econômico da região Crédito das imagens: Jeferson Soldi

Durante 11 dias de programação, foram 209 mil visitantes e mais de R$ 40 milhões

 

A 28ª edição da ExpoBento encerrou com 209.342 visitantes. A feira contabilizou 485 expositores, alocados em nove espaços temáticos, que ofertaram mais de 30 mil itens ao público.
As avaliações indicam que a previsão de movimentar R$ 40 milhões em negócios durante os 11 dias de programação se concretizou. “A ExpoBento 2018 atingiu as expectativas e cumpriu seu papel na condição de maior vitrine da Serra Gaúcha. A feira contribuiu, mais uma vez, para fomentar o desenvolvimento econômico da região. Ouvimos pelos corredores avaliações positivas por parte dos expositores de todos os espaços e isso não só nos alegra, mas, principalmente, motiva a continuar trabalhando pelo sucesso do evento”, avalia o diretor geral desta edição, Leocir Glowacki.
Outra importante contribuição foi o incentivo ao empreendedorismo, com destaque para projetos como a agroindústria familiar, que teve mais de 60 expositores, microempreendedores contemplados com a oportunidade de vendas, divulgação e consolidação de seus negócios. “Da mesma forma, a ExpoBento colaborou na promoção da cultura, reunindo artistas locais, regionais e nacionais em mais de 70 apresentações. Foram shows, peças teatrais e espetáculos cênicos que ofereceram às pessoas lazer e diversão de forma acessível. Vimos muitas famílias desfrutando desses momentos, o que nos deixa muito felizes”, diz o Diretor.

A importância da feira
Por conta desse somatório de relevantes retornos, a feira, promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços, consolida-se como importante fonte geradora de oportunidades, de acordo com o presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi. “A ExpoBento faz bem para Bento Gonçalves. É um evento com quase 30 anos de tradição, que reforça nossa vocação empreendedora, gera negócios, empregos, benefícios econômicos e sociais para a comunidade. Em meio a um cenário tão nebuloso e turbulento que o país vive, é um exemplo do que o associativismo é capaz de conquistar”, avalia.
A ExpoBento já tem data confirmada para 2019. A 29ª edição da maior feira multissetorial do país ocorre de 6 a 16 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Bons frutos no saldo da 28ª ExpoBento
Quem investiu na participação na ExpoBento, seja em critérios como planejamento, atendimento, mix ou diferenciação, encerrou a edição satisfeito com os resultados. O estande da Rollins Tattoo teve movimento acima do esperado neste que foi seu segundo ano consecutivo na feira. “Mantivemos nosso serviço de forma constante. Fomos sempre os últimos a sair do Parque de Eventos devido à grande demanda do público”, comenta o proprietário, Rodrigo Cenci Tedesco. Mais de 85% dos clientes que procuraram os serviços da empresa durante a ExpoBento foram novos contatos. O espaço ofereceu a aplicação de piercings, tatuagens e também divulgou a nova especialidade do Rollins: um tratamento a laser inovador para a remoção de manchas, rejuvenescimento, entre outros, que estreia em agosto.
Outro expositor que tem motivos para comemorar é o Thermoaquecimento. Pelo sétimo ano na ExpoBento, a empresa celebra o grande movimento – tanto que a equipe alocada para fazer o atendimento no estande foi maior do que nos anos anteriores. “O frio foi nosso aliado. Aproveitamos a combinação entre baixas temperaturas e participação na feira para fechar negócios, mantermos contato e sermos lembrados pela comunidade”, relata o proprietário, Tiago Casagrande.
A Killer Calçados, de Novo Hamburgo, participa da feira todos os anos. Em 2018, investiu em dois espaços: um no Mundo das Variedades e outro no Mundo da Moda. “Somos fabricantes e trabalhamos com o preço de custo, o que é um atrativo para a feira. Ficamos satisfeitos, o movimento desta edição foi melhor do que no ano anterior”, conta o gerente da marca, Douglas Gandolf.

Resultados animadores na agroindústria
O Mundo do Agronegócio sentiu os reflexos positivos da ExpoBento 2018. Foram 60 expositores no espaço. Desses, 40 tiveram o subsídio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (SDR). Essa é uma iniciativa que valoriza o trabalho dos pequenos produtores locais e incentiva seu viés empreendedor, contribuindo fortemente para o desenvolvimento econômico e social da região. Os outros 20 foram apoiados pela Prefeitura de Bento Gonçalves.
Encontrar bons exemplos de rentabilidade da feira foi tarefa fácil nos corredores do espaço. A agroindústria Favo de Mel, de Marques de Souza, esteve pelo segundo ano consecutivo na ExpoBento. Segundo o representante da marca na Serra Gaúcha, Maurício Brandão, a expectativa se manteve e o espaço físico da feira ficou maior e melhor. Na mesma perspectiva, o Artezanato Fênix, de Caçapava do Sul, também está pelo segundo ano na ExpoBento e afirma a aposta assertiva em expor na maior feira multissetorial do país. “Nós trabalhamos com produtos de lã e couro e com a chegada do frio nossa venda aumentou”, comenta a proprietária, Marilu Teresinha dos Santos.

Mais de mil participantes no espaço ‘ExpoBento Na Mesa’
Incentivar o público a conhecer mais sobre a gastronomia regional e tudo o que envolve o setor: essa foi a grande contribuição do projeto ‘ExpoBento Na Mesa”. Estreante nessa edição, a iniciativa teve atrações para atender todos os públicos. As oficinas Kids e Teens do Senac-RS oportunizaram experiências únicas na cozinha para crianças de quatro a 14 anos. No total, foram cerca de 125 jovens participantes em oito oficinas ao longo da programação. Eles produziram bolos integrais, cookies, cupcakes e muitos outros quitutes.
Para o público adulto, renomados chefs de cozinha ministraram 10 aulas-show. Delas, participaram cerca de 400 pessoas. Além disso, 15 cursos de degustação com vinícolas da região serrana puderam aperfeiçoar o paladar de mais de 600 interessados em imergir no mundo do vinho. A iniciativa teve apoio da Cooperativa Santa Clara, Orquídea Alimentos e Italínea Móveis Planejados. A realização foi do Senac Gastronomia.

 

Outra importante contribuição foi o incentivo ao empreendedorismo, com destaque para projetos como a agroindústria familiar, que teve mais de 60 expositores
Crédito das imagens: Jeferson Soldi
Foram movimentados R$ 40 milhões em negócios durante os 11 dias de programação
Crédito das imagens: Jeferson Soldi