Expectativa de vida de cães e gatos

2015-04-10_190211
Cães de grande porte tendem a ter a expectativa e vida diminuída

A expectativa de vida de um animal não é a vida máxima que ele pode viver, determinada geneticamente. Na realidade, essa expectativa pode ser aumentada ou diminuída, de acordo com os cuidados tomados em relação à saúde, como alimentação correta, exercícios, não exposição a fatores agressivos (raios UV, fumaça, poluição etc.).

Tamanho influencia
O processo de envelhecimento em cães e gatos varia em função do tamanho do animal. Alterações celulares imperceptíveis instalam-se em uma fase precedente à fase senil, denominada maturidade.
Cães pequenos e médios, por exemplo, tornam-se maduros a partir de sete a oito anos de idade e vivem 13 a 20 anos. Já os animais de porte grande e gigante atingem a maturidade precocemente, a partir de cinco a seis anos de idade, e possuem uma expectativa de vida menor, de aproximadamente 10 anos.
Com relação aos gatos, a maioria deles possui tamanho e peso médios similares, entre 3 e 5 kg, e são considerados senis aproximadamente aos oito anos.
“O envelhecimento não é uma doença por si só e existem muitos fatores que podem influenciar a velocidade desse processo, mais notavelmente aqueles genéticos relacionados a raças, sendo que raças menores de cães vivem mais tempo que as maiores e as raças puras vivem menos tempo que animais sem raça definida”, destaca Dra. Flávia Maria de Oliveira, médica-veterinária.