Excesso de produção e estrutura precária são responsáveis pela queda de parreirais diz pesquisador

Vale dos Vinhedos 2015-04-10_190211

A queda de parreirais tem afetado agricultores da região do Vale dos Vinhedos nesta safra. O Técnico de Viticultura, Roque Antônio Zilio, elenca alguns motivos responsáveis pela queda de parreirais. “A super safra, excesso de produção, estrutura antigas e falta de manutenção são os principais motivos para a queda dos parreirais. Os agricultores não estão fazendo a manutenção da estrutura e ele tem que ser periodicamente verificado porque são arames e enferrujam rápido”, explica.
Para evitar que o agricultor sofra prejuízo na produção, é preciso que o proprietário da terra tome providências para garantir a integridade da planta. “Antes da poda é interessante dar uma passada nos vinhedos e analisar toda estrutura de ferro, e se necessário, executar a manutenção. O agricultor também não pode se descuidar dos postes do entorno do vinhedo – mais conhecidos como os de cabeceira – que estejam com problemas. É importante também que a poda não seja exagerada, para manter a qualidade da uva”, afirma.
O quebra- vento é uma alternativa considerada importante para preservar a estrutura do vinhedo, e segundo o pesquisador o acessório é responsável por diminuir a velocidade do vento, evitando possíveis danos a propriedade. “A orientação é de não exagerar muito na produção dos cachos em cada pé. Além de perder em qualidade, o agricultor terá outros problemas. É uma ilusão achar que produzindo 50 e 60 toneladas o agricultor vai ganhar mais dinheiro”, aponta o técnico.

Como cultivar parreiras
Escolha um tipo de uva: como outra planta, alguns tipos de uva crescem melhor em áreas específicas e oferecem uma variedade de aromas e aspectos. Existem basicamente três tipos de uva, genericamente falando: americanas, europeias e uvas moscatel. Uvas do tipo americano crescem melhor em climas quentes e ensolarados como o da Califórnia central. Uvas europeias são comuns na Europa e no norte dos EUA, enquanto as uvas moscatel são normalmente encontradas no sul dos EUA.
Escolha plantas fortes e com aparência saudável, e que tenham em média um ano de vida. Sempre que possível, peça algum tipo de garantia de que a planta não contenha vírus para ter certeza de que ela crescerá saudável.
Procure por plantas que tenham uma distribuição simétrica de raízes e também de troncos.

Prepare as suas próprias mudas
Se você tem outra parreira da qual gostaria de fazer uma muda, pode cortar um ramo e plantar em outro lugar. Para usar as suas próprias mudas: Corte as seções diretamente da parreira ou de um arbusto que tenha sido podado recentemente. Certifique-se de que o corte tenha 3 nós (os nós são pequenas protuberâncias no caule). Na base do talo, faça o corte com uma angulação de 45 graus e entre 0,6cm e 2,5cm acima do nó.
Quando fizer as mudas, plante a maior quantidade possível, em diversos locais, para aumentar as chances de sucesso. As plantas em excesso podem ser doadas.

Selecione local adequado
Parreiras são plantas de vida longa e podem durar entre 50 e 100 anos. Por isso, escolha um local permanente onde tem certeza de que haverá espaço o suficiente para outras parreiras no futuro. As parreiras crescem bem em áreas montanhosas e colinas que ofereçam uma boa drenagem e muita luz solar. Quando possível, plante as suas parreiras na descida de uma colina em direção ao norte (mais exposição solar), em uma área sem árvores e outras plantas grandes.
Em regiões mais frias, plante as parreiras em um local ensolarado, de preferência com exposição em direção ao norte, o que pode diminuir os danos causados por geadas.

Preparo do solo
Parreiras são exigentes em relação ao solo; certifique-se de haver as condições ideais antes de plantar. Use um solo arenoso ou até com um pouco de cascalho com um pH pouco acima de 7. Se necessário, melhore o solo para possibilitar uma boa drenagem, pois raízes encharcadas não proporcionam um crescimento saudável das parreiras.
Teste o pH do solo com um kit caseiro para determinar se alguma coisa precisa ser adicionada ou retirada da composição do solo antes do plantio.
Ao contrário do que se possa pensar, parreiras não gostam de solos ricos demais em nutrientes. Se puder evite solos muito fertilizados e peça a alguém na floricultura por conselhos mirados para o seu caso.

Prepare uma espaldeira para as suas parreiras
Parreiras são plantas trepadeiras que crescem para cima com o suporte de alguma estrutura. Se não estiver plantando os pés de uva perto de uma cerca ou outra estrutura, construa ou compre uma espaldeira onde elas possam se apoiar. Normalmente é uma estrutura de madeira feita de varas entrelaçadas que consentem às plantas de se enroscar nelas, proporcionando um sistema de suporte robusto.
Se não tiver recursos para comprar uma espaldeira ou não souber como fazer uma, pode comprar treliças de madeira e arame e prender em postes ou cercas; é uma forma fácil de fazer a sua espaldeira caseira.
Não use uma só vara (como se faz com pés de tomate), porque desta forma não proporciona suporte o suficiente às parreiras quando elas começarem a crescer.