Exame vai avaliar perdas na educação durante a pandemia

2015-04-10_190211
A partir dos resultados, o professor irá trabalhar os conteúdos que precisam ser reforçados. Foto: Reprodução

Escolas estaduais iniciam provas nesta segunda-feira (24)

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) vai promover uma prova com todos os estudantes da rede pública para avaliar as perdas educacionais causadas pela adaptação necessária à pandemia de covid-19. A prova, que se chamará Avaliar é Tri, tem início hoje (24) e será realizada até 11 de junho.

O intervalo grande é para que as escolas tenham tempo para organizar protocolos de segurança sanitária e turmas, já que todas as provas serão presenciais. A aplicação poderá ser feita de forma impressa ou digital. O objetivo é ter um diagnóstico mais preciso do que foi perdido com a adaptação primeiro ao modelo remoto e agora com o modelo híbrido e presencial.

Após a realização dos testes, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais.

De acordo com a secretária da Educação, Raquel Teixeira, a partir dos resultados, o professor irá trabalhar os conteúdos que precisam ser reforçados e avaliar as principais competências adquiridas de forma individualizada.

Depois da avaliação diagnóstica, será feita uma avaliação amostral, a fim de identificar as perdas de aprendizagem que ocorreram na educação como consequência da pandemia.