Estudo revela que 34% de consumidores acreditam que transgênicos causam câncer

2015-04-10_190211
340 entrevistados acreditam em fake news que relacionam câncer ao consumo de alimentos transgênicos

Um estudo feito por cientistas da University College London e da Universidade de Leeds no Reino Unido, publicado no Jornal Europeu do Câncer, revelou que, devido a disseminação de informações falsas, as famosas “fake news”, 34% dos entrevistados acreditam que alimentos geneticamente modificados são uma das causas dos tumores malignos. No entanto, ressalta a pesquisa, não há evidências que comprovem isso.
Mais de mil voluntários participaram da pesquisa que mostrou ainda que, se por um lado 88% dos entrevistados sabe que fumar é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer, assim como 66% tem conhecimento dos perigos da radiação ultravioleta, pelo outro não reconheciam que fatores como a infecção de vírus do papiloma humano ou o baixo consumo de frutas e legumes podiam aumentar as chances do desenvolvimento do carcinoma. Além dos transgênicos, muitos outros fatores errados eram citados como causas para tumores como o estresse (43%), aditivos alimentares (42%), exposição a ondas eletromagnéticas (35%), e radiação de microondas (19%).
Em entrevista à BBC, o professor da Universidade de Leeds e autor do estudo, Samuel G. Smith, afirmou que “é preocupante ver tantas pessoas endossando fatores de risco para os quais não há evidências convincentes”. Segundo ele, as fake news e o acesso à um grande número de informações pela internet são fatores que colaboram para que hajam crenças populares que não tem base científica. “Em comparação com pesquisas anteriores, parece que o número de indivíduos que acreditam em causas não comprovadas aumentou desde o início do século, o que pode ser devido a mudanças na maneira como acessamos notícias e informações através da Internet. “, comenta.