Estudo diz que chia pode prevenir câncer, diabetes e Alzheimer

2015-04-10_190211

Chia também atua contra envelhecimento de células

A Unicamp de Campinas (SP) desenvolveu um estudo, que foi divulgado pelo Departamento de Alimentos e Nutrição, o qual aponta os benefícios do consumo regular da chia. Como semente ou óleo, ela pode ajudar no combate ao câncer, Alzheimer, diabetes, entre outras doenças.
Essa é a primeira descoberta sobre o poder antioxidante do alimento, capaz de retardar o envelhecimento das células, e sobre sua atuação na redução da quantidade de açúcar no sangue. A pesquisa durou quatro anos, sendo que durante seis meses, ratos magros e obesos receberam ração misturada com semente e óleo de chia. Foi observado que tanto o consumo da semente quanto do óleo de chia apresentavam um efeito anti-inflamatório, reduzindo o colesterol em torno de 30% a 40% e aumentando a concentração de ômega 3.
Além disso, foram encontrados os efeitos da chia na redução da quantidade de açúcar no sangue, na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes tipos 1 e 2, na redução da incidência de mal de Alzheimer e de câncer. O seu poder de diminuir os radicais-livres está diretamente ligado à prevenção de diversas doenças.
Para aproveitar os benefícios dessa poderosa semente, os especialistas afirmam que é necessário o consumo de duas colheres de sopa de chia diariamente. Também é possível sentir os efeitos do alimento com o uso do óleo no preparo das refeições.

Para emagrecer
Um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel. Em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam nesse gel, que aumentam a dilatação do estômago. É esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos.