Estudo aponta quais técnicas de conquista funcionam em apps de namoro

2015-04-10_190211
Sociólogos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, analisaram a troca de mensagens em sites de namoro de mais de 186 mil pessoas heterossexuais de quatro cidades

Mulheres enviam mensagens mais animadas para os parceiros desejados e homens escrevem menos para moças mais atraentes do que eles

 

Sociólogos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, analisaram a troca de mensagens em sites de namoro de mais de 186 mil pessoas heterossexuais de quatro cidades: Nova York, Boston, Chicago e Seattle. A intenção era descobrir quais são as melhores táticas de paquera.
Eles quantificaram o quão “desejável” era cada pessoa, de acordo com quantas mensagens elas receberam. Foi descoberto que, quando as mulheres enviam mensagens para parceiros “desejáveis”, elas tendem a escrever textos mais longos. Contudo, essa técnica não as ajudou muito, visto que não receberam mais respostas do que quando enviam mensagens mais curtas.
“O namoro online é tão obscuro e há muita sabedoria folclórica sobre o que funciona”, disse Elizabeth Bruch, professora de sociologia e principal autora do artigo, em entrevista ao site Quartz. “Ninguém tem provas concretas sobre essas coisas, então foi incrível analisar se essas estratégias funcionam.”
Já os homens não constumavam usar a tática de textos mais extensos – exceto os que residem em Seattle, único grupo para quem o esforço produziu resultados significativos. “Essa estratégia não parece valer a pena para ninguém, exceto para homens em Seattle, por motivos que ainda não entendemos”, comentou Bruch.
Os pesquisadores também descobriram que as mulheres tendem a enviar mensagens mais animadas para homens mais desejáveis, enquanto os eles escrevem mensagens menos positivas para as moças que são mais desejáveis do que eles.
“Meu colaborador e eu brincamos que os homens estavam jogando quando escreviam mensagens mais baixo-astral para elas, mas eles também pareciam fazer uma negociação”, falou Bruch. “Pensei: ‘isso não pode funcionar’, mas quando olhamos, vimos que é uma estratégia bem sucedida para eles.” As mensagens menos animadas dos homens receberam mais respostas – já as mensagens mais animadas das mulheres não obtiveram mais retorno do que o normal.
Quase 37% das mensagens enviadas por mulheres obtiveram uma resposta, em comparação com apenas 16% dos homens. Em geral, a maioria das mensagens não foi respondida: apenas 23% das mensagens receberam retorno. Para os estudiosos, isso pode ser explicado porque as pessoas procuram parceiros que são, em média, 25% mais “desejáveis” do que elas.
No artigo, os autores ainda observaram: “o indivíduo mais popular de nossas quatro cidades, uma mulher de 30 anos que mora em Nova York, recebeu 1.504 mensagens, o equivalente a uma mensagem a cada 30 minutos, dia e noite, durante um mês”. Para Bruch, a moça era a mais popular de todos os participantes do teste. “Não havia ninguém como ela por ordem de magnitude, ela era realmente um destaque”, declarou a pesquisadora. Durante todo o mês, a mulher respondeu apenas duas ou três mensagens – 0,2% no geral. “Ocasionalmente, os homens a escreviam de novo. Foi um pouco comovente.”