Estudo afirma que vinho tinto ajuda no combate às bactérias da boca

Vale dos Vinhedos 2015-04-10_190211

Cientistas espanhóis revelaram que o consumo de vinho tinto pode beneficiar a saúde bucal. Por meio de experimentos em laboratório, pesquisadores do Investigação e Ciências da Alimentação (CIAL), de Madrid, observaram que os polifenóis (substâncias antioxidantes presentes na uva, no chocolate, no azeite e em alguns vegetais) combatem bactérias que provocam cáries e danos às gengivas.
De acordo com os estudiosos, os polifenóis são antioxidantes, ou seja evitam o envelhecimento e previnem doenças. Além disso, a substância também pode promover a saúde ao interagir ativamente com bactérias no intestino. Com base nesse mecanismo, os espanhóis analisaram o polifenol de uvas usadas na produção de vinho para identificar se ele tinha capacidade de proteger dentes e gengivas, como isso ocorreria em nível molecular e o que aconteceria se o composto fosse utilizado em conjunto com probióticos.
Foram analisados dois polifenóis do vinho tinto, os ácidos cafeico e o p-coumarico- extratos de uva e extratos de vinho tinto comercialmente disponíveis. Todos os produtos foram testados em modelos de laboratório feitos com tecidos de gengiva, e analisou-se a ação de bactérias que prejudicam os dentes e as gengivas, causando problemas como placa dentária, lesões e doenças periodontais (infecções gengivais).
Na segunda etapa da pesquisa, os cientistas combinaram os polifenóis estudados no experimento anterior com o Streptococcus dentisani, micro-organismo que a equipe acredita funcionar como um probiótico, ou seja, trabalha em benefício do intestino. A mistura rendeu resultados ainda mais positivos: os polifenóis se mostraram mais eficientes no combate a bactérias maléficas aos dentes.
Segundo os espanhóis, ainda não é possível decifrar exatamente o que provoca os efeitos protetivos dos polifenóis presentes no vinho para a saúde bucal, mas a equipe identificou alguns pontos que ajudam a entender melhor os resultados obtidos.