Estudantes participam de programação sobre empreendedorimso

2015-04-10_190211
A atividade é direcionada a acadêmicos e profissionais das áreas de engenharia de software, programadores, designers, ilustradores, administradores, marketing, relações públicas e demais interessados no tema

Ao longo dos três dias de trabalho, os participantes são encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora

 

Bento Gonçalves vai sediar seu primeiro Startup Weekend de 19 a 21 de outubro. O Startup Weekend é uma organização sem fins lucrativos, de âmbito global, que possui a missão de fomentar ecossistemas de inovação pelo mundo, onde empreendedores, designers, publicitários, desenvolvedores e entusiastas, unem-se para compartilhar ideias e conhecimento. A iniciativa ocorrerá no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC/BG).
Ao longo dos três dias de trabalho, os participantes são encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. A atividade é direcionada a acadêmicos e profissionais das áreas de engenharia de software, programadores, designers, ilustradores, administradores, marketing, relações públicas e demais interessados no tema.
A imersão em empreendedorismo tem duração de 54 horas, iniciando na sexta-feira à noite, momento em que os participantes terão 60 segundos (o famoso pitch) para apresentar o problema ou ideia de negócio. Após essa etapa, todos os participantes votam, para então serem escolhidas as que serão desenvolvidas durante a imersão. Os idealizadores das ideias selecionadas formam então as equipes com os demais participantes, que vão se concentrar no desenvolvimento e validação, praticando metodologias LEAN Startup e construindo um produto minimamente viável com o apoio de mentores e empreendedores experientes.
No domingo, 21, as equipes apresentarão seus projetos com maior potencial de negócio e escalabilidade a um jurado, incluindo empreendedores, investidores anjos e executivos, com o objetivo de terem a oportunidade de continuar trabalhando nas startups, após a imersão.
Um dos organizadores do evento, Vinicius Lavandoski Piva, comenta: “Participei de uma edição em Caxias do Sul em 2015, na qual foram 54 horas muito intensas, onde testei e coloquei em prática tudo o que tinha aprendido na faculdade e no trabalho. Também conheci muitas pessoas extraordinárias entre participantes e mentores, que junto com a imersão, me fizeram ver de um jeito simples e prático como avaliar se uma ideia é boa ou não. Em 2016, ajudei a organizar outra edição na mesma cidade com a intenção de aprender e trazer posteriormente a iniciativa para Bento Gonçalves. O objetivo é mostrar para comunidade uma forma diferente de empreender e deixar um legado para a cidade, a qual tem muitos empreendedores, muita riqueza e potencial”.

Sobre o Startup Weekend
O Startup Weekend é um evento mantido pela Techstars onde os participantes aprendem como construir uma empresa ou validar ideias em um final de semana. Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim, passíveis de receber investimento. Desde 2007, o Startup Weekend foi realizado quase 3 mil vezes em mais de 150 países, sendo já mais de 30 edições no RS.