Estudantes já podem consultar os locais de aplicação da prova do Enem

2015-04-10_190211
Aplicativo de Celular ENEM 2019

Estão disponíveis desde quarta-feira (16), os cartões que confirmam as inscrições dos estudante no Exame Nacional do Ensino Médio -Enem, que terá as provas aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. Dentre as principais informações, estão no cartões de confirmação, os locais que os estudante farão suas provas.

Recomendações
De acordo com o diretor de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) , Murillo Gameiro: “A recomendação primeira é que o participante imprima o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame”.
O diretor geral recomenda ainda que: “o participante deve conhecer o trajeto até o local de prova, considerando que no dia da prova vai ter um trânsito mais complicado, e haverá várias pessoas participando do Enem. É bom que o participante conheça o trajeto e saiba o tempo que vai gastar de casa até o local da prova.”

No dia
Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h do horário de Brasília, sendo fechados às 13h. Por isso, recomenda-se a chegada ao local com antecedência.

Onde achar
O cartão de confirmação pode ser consultado e impresso através da pagina do participante no Enem, ou através do aplicativo, que está disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play. Para que o estudante consiga acessar o cartão, é necessário que ele informe a senha cadastrada no momento da inscrição, neste sentido, foi divulgado pelo Inep, um vídeo que busca orientar aqueles que perderam a senha e desejam recupera-la.

Outras informações
Será possível conferir no cartão, além do local da prova, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados; entre outras informações.

Declaração de comparecimento
Além do cartão, foi disponibilizada pelo Inep a declaração de comparecimento do primeiro dia do exame, que deverá ser levada no dia 3 de novembro.
A partir do dia 4 de novembro, a declaração do segundo dia estará disponível, devendo ser usada no dia 10 de novembro.
É necessário que a declaração seja impressa e levada para a prova, já que no dia, o coordenador do local irá assinar. O comprovante de presença não será fornecido em outro momento.