Estudantes fotografam cães e ajudam ONG no processo de adoção

2015-04-10_190211
Fotos serão utilizadas como material publicitário para ajudar na adoção dos cães

As fotografias serão selecionadas e editadas, para posterior elaboração de peças publicitárias

Na tarde da última sexta-feira, dia 15, alunos do curso de Publicidade e Propaganda, da faculdade CNEC, fotografaram cães de uma ONG de Bento Gonçalves que estão disponíveis para adoção. Para a professora da disciplina, Carina Dalla Corte, a ideia de fotografar para uma organização sem fins lucrativos surgiu dos próprios alunos da turma. “Uma das alunas já tinha contato com a ONG, então chamamos as voluntárias e nos aproximamos da realidade vivida pela ONG, buscando entender quais as necessidades atuais da instituição e como poderíamos colaborar por meio de fotografias. Descobrimos que há diversos cães em lares temporários, à espera de adoção. Então, pensamos em fotografar a fim de divulgar o perfil desses animais e, assim, contribuir para o encaminhamento a adoções responsáveis”, conta.
Carina destaca também sobre a importância do trabalho abranger uma organização que desempenha a função de ajudar animais que aguardam uma adoção. “É um trabalho que proporciona uma experiência prática aos alunos, que é ainda mais bacana por ser um briefing real, ao mesmo tempo em que contribuímos com uma instituição do município, a exemplo de outros trabalhos realizados em semestres anteriores”, salienta.
A educadora lembra ainda outros trabalhos realizados pelos alunos e que tiveram um forte engajamento social. “São práticas que também nos aproximam da comunidade onde estamos inseridos, levando o conhecimento acadêmico para além da sala de aula e trazendo as demandas reais para nossos alunos. Um exemplo recente foi uma parceria com o Lar do Ancião, por meio da qual os alunos do curso fotografaram os idosos e também elaboraram um plano de comunicação, a fim de contribuir com a instituição”, recorda.
A aluna Janaína Piazzetta (uma das participantes do projeto) não esconde a felicidade em ter contribuído com o trabalho. “Quando surgiu a ideia em sala de aula, todos apoiaram e quiseram participar. É diferente pois há um envolvimento sentimental por trás, a gente olha diferente, com amor, carinho e quer fazer o melhor de si para que tudo saia perfeito, pois sabemos que isso ajudará de forma positiva a ONG e os animais. Uma de nossas fotos poderá ser ponte para os dogs acharem uma família. O objetivo para mim, que amo os animais, é achar famílias para eles, e mostrar que um cachorro de rua merece tanto amor quanto um de raça. Adoção é maravilhoso”, comemora.
Maisa Cristina Moro (aluna que também faz parte do projeto) destaca a importância de ajudar a ONG através de um trabalho acadêmico. “É muito gratificante poder fazer algo na minha área pra ONG. Neste meio, acabei conhecendo a dificuldade que é conseguir adotantes para animaizinhos mais velhos ou que possuam alguma limitação. Então, quando a profe Carina sugeriu que fossemos pensando a respeito do tema para o nosso projeto final, imediatamente pensei nos animais da ONG”, conta.

 

Estudantes realizaram o trabalho na última semana
Foi o primeiro trabalho em conjunto com uma ONG