Estudantes de Engenharia Civil vencem competição de construção de pontes de bambu

2015-04-10_190211

Projeto foi premiado em atividade que reuniu estudantes de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, no dia 10 de novembro

Com projeto batizado de “Magni Brigde II”, Camila Gelain Mascarello, Fabiana Tessari, Marcelo Bortolotto, Patrícia Bieseck e Rafael Menegat, acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade de Caxias do Sul, orientados pelo professor Luciano Zatti, conquistaram o primeiro lugar na terceira edição da Competição Estudantil de Pontes de Bambu, realizada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 10 de novembro. Além de troféu e medalhas de ouro, a equipe recebeu menção honrosa e uma calculadora HP Prime para cada participante.
Os estudantes foram orientados a projetar e construir um modelo em escala reduzida de uma ponte, a partir da união estratégica de palitos de bambu, com formato livre. Durante a competição acadêmica, as equipes deveriam ser responsáveis pela execução da ponte desde a concepção do projeto, passando por todas as etapas de fabricação.

Conforme o professor Luciano Zatti, a atividade foi útil para desafiar os estudantes e complementar a formação acadêmica. “Nossos alunos aplicaram os conhecimentos de engenharia de estruturas e construções, desenvolvidos durante a graduação, e com êxito e eficiência alcançaram os melhores resultados”.
Nesta edição, a Competição Estudantil de Pontes de Bambu, destinada aos acadêmicos de Engenharia Civil de Instituições de Ensino Superior no Estado, teve a participação de 23 projetos acadêmicos.