Estudante de engenharia eletrônica cria protótipo de cadeira de rodas controlada pelo movimento dos olhos

2015-04-10_190211
Maikon Del Ré Perin demonstra como funciona o protótipo: recurso para pacientes de Esclerose Lateral Amiotrófica e tetraplégicos

O estudante Maikon Perin, 25 anos, elaborou o trabalho de conclusão de curso de Engenharia Eletrônica da Universidade de Caxias do Sul ,baseado no desenvolvimento de um projeto de tecnologia assistiva. O estudante criou um protótipo de cadeira de rodas totalmente controlada por eletro-oculografia (EOG) – ou seja, apenas pelo movimento dos olhos.
Interessado em bioinstrumentação, Perin inspirou-se para o projeto em um intercâmbio de 13 meses que fez na Universidade de Nevada, em Reno (EUA), entre 2014 e 2015, pelo extinto programa Ciência sem Fronteiras. Ao aprender sobre biossinais, decidiu-se por adaptar um projeto anteriormente executado no campus de Bento. Em 2014, o então acadêmico Marcos Magnani desenvolvera um sistema de controle cervical (por movimentos com a cabeça) para cadeira de rodas.
De volta a Bento Gonçalves, Perin trabalhou no modelo de EOG. Primeiro, no TCC 1, no sistema que capta os sinais elétricos gerados pela movimentação do globo ocular. Por fim, no TCC 2, que será apresentado em banca no dia 5 de julho, fez a integração com o sistema de controle da cadeira. Além do professor orientador, Angelo Zerbetto Neto, também coordenador do curso de Engenharia Eletrônica, o estudante contou com a colaboração dos professores Alexandre Mesquita e Marilda Machado Spindola, integrantes do grupo de pesquisa em tecnologia assistiva do CARVI.

Funcionamento
O equipamento funciona a partir da utilização, pelo usuário, de uma máscara com eletrodos, que, conforme o direcionamento do olhar, captam o sinal elétrico gerado pelos movimentos musculares que comandam o globo ocular. Como o sinal de EOG tem tensão muito baixa, (de algumas dezenas de microvolts), o circuito também faz sua amplificação, na proporção de 1 para 1 milhão.