Estrela de Belém: porque a conjunção entre Júpiter e Saturno é um fenômeno tão raro?

2015-04-10_190211

Hoje à noite,21 de dezembro de 2020 ocorre a maior conjunção entre Júpiter e Saturno. O evento, também conhecido como Estrela do Natal, é extremamente raro. Nesta ocasião, os dois planetas estarão tão próximos quanto estiveram em 1623, última vez que a conjunção apresentou a mesma característica.

Este evento raro é especial por causa de quão brilhantes os planetas estarão e quão próximos eles ficam um do outro no  céu. A formação admitida pelos planetas também fará com que as estrelas ao redor fiquem mais brilhantes. Desta forma, será possível acompanhar o evento a olho nu, com um telescópio amador ou até com um binóculo.

Eles estarão muito próximos um do outro, cerca de um quinto do diâmetro da lua. No seu ponto mais próximo, algumas pessoas precisarão de um binóculo para separá-los.

Solstício de verão

A segunda (21) também será marcada pelo solstício de verão no hemisfério sul. Isso quer dizer o dia será o mais longo do ano, visto que o céu ficará iluminado por mais tempo. “À medida que o ano passa, um lado da terra estará mais iluminado. Então, o solstício de verão acontece quando o Hemisfério Sul está no máximo de iluminação, quando o lado do Hemisfério Sul está mais voltado para o Sol”, explica Thiago Gonçalves, astrônomo da Universidade Federal do  Rio de Janeiro e coordenador de Comunicação da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

Apesar de mais longo do ano, o dia terá, aproximadamente, apenas um minuto a mais se comparado com demais 366.

Fonte: olhardigital