Estilo gótico: saiba como se vestir seguindo a tendência

2015-04-10_190211

Saiba o que é preciso para aderir a este estilo que se popularizou nas redes sociais e conquistou as jovens estilosas

O estilo gótico surgiu nos anos 80 pela influencia das musicas punk e rock. Nos anos 90, ele voltou a aparecer influenciado pelo estilo grunge, muito associado à banda Nirvana. O estilo se caracterizou pelo uso de roupas escuras e uma aparência sombria.
Recentemente surgiu uma releitura do estilo gótico, que se popularizou pela internet, sendo a sua versão suave. Essa tendência atual, que também recebe o nome de “pastel goth”, tem muito mais a ver com a própria moda do que com influencias musicais. O estilo mantém a origem sombria, como o gótico original, porem ganhou uma versão mais leve, e sem duvidas mais adaptável para o clima tropical.
O preto continua forte nessa tendência, assim como os jeans rasgados, os calçados e acessórios pesados. No entanto, o visual intensamente pálido contrastando pele clara com batom escuro não é tão primordial, sendo permitido um visual mais saudável e iluminado, assim como alguma peça de roupa clara presente no look.
Nesta nova fase do estilo, peças de outras referencias, como a boho, por exemplo, foram introduzidas ao visual, dando um toque mais fashion e atual. A cantora Lorde é certamente um exemplo atual desta tendência, mesclando os batons escuros com looks inteiramente pretos.

Saiba como ser uma gótica suave
Diferentes peças e acessórios podem compor um visual gótico. Saiba como criar seus looks com diferentes peças e para diferentes temperaturas, com a ajuda das dicas elaboradas em parceria com a consultora de moda Flávia Piña, fundadora da F. Pina Moda e Imagem.
Os acessórios podem ser a peça chave de um look mais básico. No estilo gótico, eles comumente levam tachas, na maioria das vezes são prateados e sempre bem pesados. As chokers, também conhecidas como coleiras, e os chapéus ajudam a dar o toque gótico aos looks.
Sobre as chokers, a consultora Flávia indica: “As polêmicos tattoo-chokers voltaram com tudo, ganhando adeptas do universo gótico suave, hipster e boho. Se usados em ambiente informal podem ficar um charme. Uma dica é compor os chokers com outras correntinhas mais compridas”. Ela ainda acrescenta que os pingentes com crucifixo têm um destaque no estilo gótico e que o look deve ser balanceado para não atingir o nível “gótica extrema”.
As saias estão presentes na maioria dos guarda-roupas femininos e são peças que podem ser usadas em todas as estações, dependendo das combinações. No estilo gótico, elas podem ser todas pretas ou estampadas, em fundo preto.
Sobre as estampas, Flávia diz: “As estampas em geral são com motivos de luas, estrelas, dentre outros numa gama de estilo ‘new age’.” Em relação às composições de looks, ela sentencia: “Para criar o look, camiseta tipo podrinha ou de banda punk dos anos 80, jaqueta jeans clara, ‘delavè’ ou camisa xadrez aberta tipo grunge”.