Estiagem deve ganhar força com os dias sem chuva do início de março

2015-04-10_190211
og:image

Depois de chuva abaixo da média em fevereiro e a previsão de um mês de março de baixa precipitação, a estiagem no RS, inclusive em Crissiumal deverá ganhar força, prejudicando plantações e o abastecimento de água. O Rio Uruguai já vem baixo há alguns meses, os demais rios menores da região também apresentam-se abaixo do nível normal e isso deve continuar. Alguns locais do RS já enfrentam estiagem de forte intensidade, o que não é o caso de nossa região pela chuva mais expressiva da segunda quinzena de fevereiro.

Segundo a Metsul Meteorologia, o risco de fogo em vegetação está muito alto no Rio Grande do Sul. Ao longo da semana é provável que incêndios sejam notícias tanto aqui no Estado como no vizinho Uruguai. Esta semana terá domínio de uma massa de ar seco, com manhãs amenas e tardes mais quentes, com temperaturas superiores aos 30ºC. Em fevereiro foram apenas 101 milímetros de chuva, bem menos que os 195 do mesmo mês em 2019 e também menos que os 144 milímetros de média histórica. O site especializado em meteorologia AccuWeather prevê chuva generalizada somente no final do mês.

Previsão
Não há expectativa de melhora do quadro de chuvas em março. A tendência seca e quente continua por todo o mês. Há previsão de duas frentes frias avançando, uma próxima ao dia 15 e outra no fim do mês. Mas, apenas com esses eventos, não há prognóstico de melhora de chuvas.  A tendência é março ser parecido com fevereiro. , que para a maioria das culturas é prejudicial, mas favorece a safra da uva, com tempo seco as uvas amadurecem com mais açúcares.