Estado divulga calendário de matrículas nas escolas

2015-04-10_190211

Para os pais que querem matricular os filhos na rede estadual de ensino, o calendários das matrículas já foi divulgado na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As matrículas começaram na segunda-feira (6) e seguem até o dia 30 de novembro.
A rematrícula é automática para alunos com pelo menos 75% de frequência escolar. Já para os alunos com frequência inferior a 75%, a rematrícula deverá ser efetuada pelos seus responsáveis quando menor de 18 anos, diretamente nos estabelecimentos de ensino onde estiver matriculado, mediante apresentação de documento de identificação com foto e a atualização dos dados cadastrais do aluno e comprovante de residência (conta de luz, telefone, água ou declaração de moradia). Em Bento Gonçalves, existem 21 escolas de rede de ensino estadual, segundo a 16ª Coordenadoria Regional do Estado (CRE).

Primeiro ingresso
As inscrições para ingresso nos primeiros anos devem ser feitas no site da Seduc (www.educacao.rs.gov.br), na aba serviços e informações. Cada candidato deve preencher apenas uma ficha de inscrição on-line. As vagas serão distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada escola. Caso não exista vaga no estabelecimento de ensino que o estudante deseja, será assegurada a matrícula em outra escola pública.
Para os ingressos no primeiro ano do ensino fundamental, o candidato deverá ter seis anos completos até 31 de março de 2018. As matrículas no EJA vão de 2 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018.

Cronograma
Rematrícula: de 6 a 30/11/ 17
Automática: para alunos com frequência igual ou superior a 75% ou mais no ISE (Informatização da Secretaria da Educação) Presencial; para alunos com frequência inferior a 75% com chamamento da própria escola
De 6 a 30/11/17: Inscrição online para ingresso no 1º ano Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; Aproveitamento Estudos do Curso Normal; Educação Profissional Subsequente ou Concomitante
4 ou 5/12/ 17 : sorteio para ingresso (quando previsto no regimento da escola).A CRE define uma data dentro do período proposto.
8 a 10 /12/ 17: Prova para ingresso (quando previsto no regimento da escola). A CRE define uma data dentro do período proposto.
A partir de 29/12/17: ficará visível,no Site da Secretaria da Educação,para população consultar a sua escola.
Candidatos receberão e-mail com escola (designação) a qual ganharam a vaga e já está garantida, mediante entrega de documentos – desde que conste na inscrição o e-mail para contato
De 2/1/18 a 9/2/18; comprovação da matrícula – entrega de documentos direto nas escolas para os inscritos de 16/10 a 17/11 e já designados.
De 2 a 14/1/18: Inscrições transferências do ensino fundamental (9 anos) = 2º ao 9º Ano, no Site www.educacao.rs.gov.br
De 2 a 14/1/18: demais Transferências: Ensino Médio, Curso Normal => 2º e 3º Ano (direto nas escolas)
EJA => Fundamental e Médio (direto nas escolas que mantenham autorização de funcionamento da Modalidade EJA)
26/1/18: Designação disponível no Site da Secretaria de Educação para consulta dos inscritos designados para transferência. Candidatos receberão e-mail com escola (designação) a qual ganharam a vaga e já está garantida, mediante entrega de documentos.
De 26/1/18 a 9/2/18: Comprovação da matrícula – entrega de documentos direto nas escolas para as solicitações de transferência e designações