Estado aguarda dados para avaliar falta de doses contra Covid-19

2015-04-10_190211
Segundo a Secretaria de Saúde foram recebidas apenas 2.470 doses para segunda dose CoronaVac, quando eram necessárias 3.700.

Bento Gonçalves também sofre com quantidades insuficientes de imunizantes para segunda dose

A Secretaria da Saúde (SES) monitora e analisa os dados de vacinação informados pelos municípios no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) para avaliar medidas que possibilitem apoiar prefeituras a completarem a segunda dose de Coronavac de quem já tomou a primeira.

Dados apurados no SI-PNI, na semana passada, mostram que das 1.650.580 doses distribuídas pelo Estado aos municípios para segundas doses (D2) da Coronavac, ainda faltam aplicar 538.755 doses. Em Bento Gonçalves, ainda faltam mais mil doses para completar quadro vacinal.

“Só vamos conseguir ter exatidão sobre as possíveis dificuldades após os municípios aplicarem todo o quantitativo que enviamos e registrarem no sistema”, explica Ana Costa, diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES. “Entre as hipóteses para os problemas alegados pelos municípios, podem estar desde falhas nos registros até migrações entre municípios, ou seja, pessoas que tomaram a primeira dose em um lugar e agora precisam tomar a D2 em outro, além de algum possível equívoco de uso da D2 como primeira dose”, acrescenta.

A partir da análise dos registros, será possível avaliar faltas pontuais e planejar, se for o caso, o remanejamento de saldos entre municípios. Em Bento Gonçalves, para completar o quadro vacinal daqueles que já tomaram a primeira dose, seriam necessárias mais 1.230 doses. Segundo a Secretaria de Saúde foram recebidas apenas 2.470 doses para segunda dose CoronaVac, quando eram necessárias 3.700.