Esquecer o Passado é Importante? Até Que Ponto Devemos Fazer Isso?

2015-04-10_190211

O passado, assim como o presente, é parte da nossa história. Cada experiência vivida nos transforma de alguma maneira e, todas, são fragmentos de quem somos hoje. Entretanto, é importante ter cautela para que as memórias não se tornem impedimentos para viver plenamente o seu momento presente na essência. Você não precisa esquecer o passado completamente, basta que o considere para tirar boas lições e continue caminhando, vivendo o hoje e com foco no futuro que deseja construir.
Que história deseja contar da sua história? De uma pessoa que aprendeu com o passado ou que se prendeu a ele eternamente?

O Equilíbrio Entre Aprender e Esquecer o Passado
Suas experiências tenham sido elas, boas ou ruins, foram fundamentais para que você se tornasse a pessoa que é hoje. Por esse motivo, esquecê-las completamente não é um bom caminho. Você deve sempre honrar e respeitar sua história! Da mesma forma, viver em função do que passou é o mesmo que abrir espaço para remoer seus dramas, retroalimentar suas crenças limitantes, elementos nocivos e que irão te impedir de ir além, se desenvolver e ser feliz. Nesse sentido, o ideal é sempre seguir pelo caminho do meio, aquele em que o passado é considerado e respeitado, mas unicamente como fonte de aprendizado e não como correntes eternamente amarradas aos seus pés.
Um ponto que deve ser sempre levado em conta é que o seu passado propriamente dito e o que você sente em relação a ele são coisas distintas. Isso porque cada indivíduo conta uma história da sua história, ou seja, pode ter percepções diferentes acerca de um mesmo fato. Além disso, sentimentos como a culpa, a insegurança e tantos outros podem fazer com que a sua visão se torne tendenciosa, limitando e negativando a interpretação dos acontecimentos e, consequentemente, minando sua capacidade de seguir em frente.
Saiba que mesmo que não possa voltar atrás e mudar o que aconteceu, sempre é tempo para dar-se uma chance de recomeço. Por isso, se você teve qualquer tipo de situação no passado que te fez sofrer, considere-a como fonte de experiência e aprendizado para se tornar mais forte e se conhecer cada vez mais. Porém, não utilize essas lembranças como informações para criar estatísticas e descobrir se algo irá ou não dar certo. Não é porque as coisas não aconteceram como gostaria no passado que isso irá se repetir no presente. Cada acontecimento é único porque as pessoas também são únicas, assim como você. Se você mudou, com certeza, as coisas vão mudar também.

7 Motivos Para Esquecer o Passado e Seguir em Frente
Confira alguns motivos para te inspirar a esquecer do passado e considerá-lo unicamente como fonte de autoconhecimento, aprendizado, amadurecimento e evolução contínua, afinal, somos a interpretação que damos aos fatos e não os fatos em si. Lembre-se disso e aproveite minhas dicas poderosas. Confira:

Viver em Paz
O primeiro motivo para que deixe o passado onde ele deve ficar é para que consiga viver em paz consigo mesmo. Pensar demais naquilo que já passou apenas servirá para te fazer sofrer novamente com o ocorrido e isso pode, inclusive, prejudicar a sua saúde mental e física. Permita-se refletir sobre o que viveu a fim de resolver essas questões dentro de si e para que possa continuar sua caminhada, rumo a novas e extraordinárias experiências.

O Passado Não Poder Ser Mudado
Sofrer por algo que já aconteceu não é indicado porque, simplesmente, não pode ser mudado. Alimentar pensamentos que começam com “e se eu tivesse…” apenas servirão para trazer sofrimento, ansiedade e estresse. É importante que substitua esse tipo de ideia por “Como posso utilizar essa experiência para aprender e fazer diferente a partir de agora?”. Aceite o seu passado, tenha gratidão por tudo o que viveu e aprendeu, e, então, sinta-se mais forte e preparado para fazer seu presente e projetar seu futuro.

Focar em Oportunidadesdo Presente
Quando todas as atenções estão voltadas para o passado, são grandes as chances de não se atentar para as oportunidades incríveis que o presente pode oferecer. Ao sofrer por um amor de anos atrás, por exemplo, estará deixando de valorizar as pessoas extraordinárias que estão ao seu redor e não se permitindo seguir em frente. E não me refiro apenas a novos candidatos ao seu coração, mas também a familiares, colegas e amigos que podem ser excelentes companhias para conversar, conhecer novos lugares, enfim, desfrutar a vida.

Eliminar o Sentimento de Culpa
Um dos grandes problemas de pessoas que pensam demais no passado é que as lembranças costumam vir acompanhadas do sentimento de culpa. Elas se martirizam e colocam toda a responsabilidade pelo que aconteceu em seus próprios ombros. Dessa forma, acabam criando crenças limitantes de que não são capazes de recomeçar e acertar. A verdade é que você e é capaz de tudo o que desejar. Valorize e reconheça seus pontos fortes e de melhoria e dê o seu melhor para conquistar uma vida melhor e realizar os seus sonhos.

Tornar-se Mais Confiante
Quando conseguir resolver o passado dentro de si, poderá aproveitar, também, para pensar nas coisas boas que viveu e conquistou. Assim, irá adotar uma postura mais confiante e consciente em relação às suas qualidades e, que tenho a certeza, que são muitas. Todo indivíduo tem a sua luz interior e um propósito de existir, descubra qual é o seu e, assim, conseguirá se curar de suas dores, avançar e se potencializar cada vez mais.

Repensar as Expectativas
Assim como pensar demais no passado não é positivo, fazer o mesmo em relação ao futuro também não é, pois o excesso de ansiedade irá tirar o seu foco em relação às possibilidades do seu aqui e agora. Nesse sentido, ao deixar o passado para trás, irá aprender a valorizar mais o presente, que é o momento em que você realmente pode fazer a diferença e mudar. Transforme as expectativas em metas e trabalhe para realizá-las, mas sempre com a consciência de que nem sempre as coisas saem como esperamos, por isso é necessário ter paciência, sabedoria e flexibilidade.

Ser Feliz!
Por fim, o último motivo que te dou para que pare de sofrer pelo passado é para que, simplesmente, possa ser feliz! Você merece desfrutar da sua vida da melhor maneira possível e, para isso, é necessário que adote um pensamento mais positivo em relação a si mesmo, aprenda a viver o hoje na essência e use as experiências passadas ao seu favor. No início, é natural que se sinta desafiado, diariamente, até que consiga virar a chave de uma vez por todas e, mudar a forma com a qual enxerga o passado. Por isso, mantenha-se firme em direção ao seu objetivo e otimista, pois com seu poder interior irá alcançá-lo.
O seu passado é importante porque é uma parte da sua história, um pedaço de quem você é. Por outro lado, viver preso a ele irá te impedir de escrever novas páginas no livro da sua vida e de construir um presente e um futuro infinitamente melhores do que o seu ontem.
Nesse sentido, o melhor a fazer é aprender com o que viveu e seguir em frente, sem culpas, mágoas e ressentimentos. Concentre-se no hoje e desfrute diariamente a oportunidade extraordinária de viver cada dia em plenitude. Aproveite e viva seu aqui e agora!