Esportivo celebra aniversário com homenagens ao passado

2015-04-10_190211

Na data que completou 102 anos de fundação, alviazul inaugura Galeria dos Presidentes

O Clube Esportivo reservou um importante espaço para celebrar e revisitar sua história centenária. Na terça-feira (24), o Alviazul comemorou a passagem de seus 102 anos homenageando quem a trajetória traçada por conquistas e desafios, numa solenidade que também evidenciou a aposta futurista nas categorias de base.

O clube aproveitou a oportunidade para inaugurar uma galeria que eterniza os nomes das pessoas que conduziram a instituição ao logo dos anos que ficará exposta nas galerias do Estádio Montanha dos Vinhedos.

Já se passaram 78 gestões durante a história do clube, inaugurado pelo então presidente Gastão de Almeida Santos, em 1919 e agora essa trajetória ficará eternizada na Galeria dos Presidentes, como comenta o atual presidente, Laudir Miguel Piccoli. “Estar à frente do Clube Esportivo é de uma responsabilidade sem igual. Ao mesmo tempo que nos honra, exige esforço e dedicação por se tratar de uma das principais instituições de Bento Gonçalves e um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul. Essa galeria é um legado que eterniza quem conduziu, e ainda conduzirá, nosso querido Alviazul”, disse.

Já o ‘Memorial dos apoiadores do centenário’ é uma forma de agradecer empresas e personalidades locais que contribuíram no projeto de solidificação do clube com o fechamento do primeiro ciclo secular. Em um espaço interno nas arquibancadas superiores do estádio, torcedores alviazuis poderão conhecer quem escreveu parte dessa história ao passarem pelo local.

O começo

Instituído em 24 de agosto de 1919, o Clube Esportivo Bento Gonçalves disputou a primeira partida oficial em 21 de setembro do mesmo ano de sua fundação, com um empate por 1 a 1 diante do Garibaldi. A lacuna que existia no município por um time de futebol profissional fez que surgisse a ideia de sua criação. Liderada por Leonardo Carlucci, a iniciativa partiu de 33 sócios fundadores.

Ao longo de sua história mais que centenária, o Esportivo foi acumulando conquistas dentro de campo que o consolidam como uma das principais equipes do interior gaúcho. Na galeria de troféus, destaque para o título de vice-campeão gaúcho de 1979 e a faixa de campeão do interior na mesma temporada. Além disso, o clube também é celeiro de grandes nomes do futebol nacional. Oriundos das categorias de base, o Esportivo revelou nomes de atletas que já chegaram à seleção brasileira.