Espinafre: todas as propriedades benéficas para o teu corpo

2015-04-10_190211

Esse vegetal é rico em minerais cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre, manganês e zinco.
Em vitaminas A, C, E e K, B6; além de proteínas e fibras, por isso, combate a anemia, ajuda no tratamento de eczemas, alivia prisão de ventre, melhora o funcionamento digestivo.
O espinafre é anticancerígeno, devido conter flavonoides e fitonutrientes que agem reduzindo a divisão celular de diversos tipos de câncer.
Essa verdura contribui para a formação do sangue, devido ao ferro contido em sua composição nutricional, por isso, é indicado para pessoas anêmicas, e desnutridas.
Outra propriedade benéfica do espinafre é o cálcio e o fósforo, nutrientes dessa verdura que colaboram na boa formação dos ossos e dentes, no fortalecimento muscular e na coagulação do sangue.
A vitamina A que faz parte das propriedades nutricionais desse vegetal beneficiando a saúde da visão, da pele e do sistema imunológico.
Outras vitaminas de vital importância que têm no espinafre são as do Complexo B, responsáveis pela proteção da pele, do sistema nervoso e do aparelho digestivo, fazendo bem para os nervos e cérebro.
Por todos esses nutrientes e propriedades, essa verdura reduz pressão arterial alta, combate a hemofilia, menstruação escassa e dolorida, artrite e escorbuto.
Devido as propriedades purificadoras, o espinafre ajuda a clarear a pele e remover as manchas do rosto decorrentes de distúrbios biliares.
O espinafre é um alimento antioxidante, por ser fonte de vitaminas C, E, betacaroteno, zinco, manganês e selênio, por isso, previne e ajuda a reduzir a osteoporose, aterosclerose e o envelhecimento precoce.
Esse vegetal contém alto teor de fibras, contribuindo para o bom funcionamento do trânsito intestinal.

Espinafre emagrece?
O espinafre é um alimento com poucas calorias, para se ter uma ideia, 2 xícaras de espinafre cru contém 14 calorias, ou seja,é pouco calórico, além disso, essa hortaliça possui um grande valor energético, ausência de gorduras e promove boa digestão.
Assim sendo, consumir o espinafre pode sim ajudar em dietas de emagrecimento e controle de peso, de forma saudável devido à gama de nutrientes que possui.
Outra vantagem que o espinafre oferece para manter a forma, com saúde, é que é um alimento bem hidratante, composto por 93% a 95% de água, o que o torna desintoxicante e depurativo, favorecendo a eliminação de toxinas e a eliminação de gorduras.
Esse alimento rico em fibras e constituído por tilacoides, que são membranas das folhas verdes que têm a capacidade de reduzir a velocidade da digestão dos lipídios, prolonga a saciedade, o que contribui para se comer menos, com a vantagem de manter o corpo nutrido e sem fome.
Segundo um estudo da Universidade de Lund sobre folhas verdes para o emagrecimento, como as do espinafre, para aproveitar as propriedades emagrecedoras destas, de forma mais eficiente, o ideal é o consumo do suplemento dietético com membranas das folhas verdes (5g), pois, o nosso corpo não separa e libera os tilacoides da planta de maneira direta.
Porém, esse fato por si só não diminui e desmerece o efeito e as propriedades do espinafre benéficos para a saúde do corpo e a boa forma. No caso específico do emagrecimento, mesmo que ingerido sem ser na forma de suplemento e o resultado ocorra em menor proporção, ainda sim, o espinafre é um alimento pouco calórico e que pode colaborar para o controle do peso.
O uso de suplementos para emagrecimento ou outros fins deve ser feito apenas sob recomendação médica.