Especialistas do Brasil e do Exterior apresentaram os benefícios da uva e seus derivados para a saúde

2015-04-10_190211

Especialistas de vinho do Brasil e do exterior estiveram em Bento Gonçalves neste último final de semana, onde participaram do III Simpósio Internacional Vinho e Saúde, na Fundação Casa das Artes. O evento aconteceu de quinta-feira (1º) até sábado (3) e integrou a programação do Dia do Vinho.
No simpósio, os especialistas tiveram a oportunidade de apresentar pesquisas relacionadas aos benefícios do consumo de uva e seus derivados para a saúde. Entre eles, prevenção de doenças cardiovasculares e do envelhecimento precoce, redução da pressão arterial, diminuição do risco de aparecimento de enfermidades neurológicas e auxílio na perda de peso.
Na programação, a Embrapa divulgou os resultados de estudos sobre os fenóis bioativos presentes em uvas e vinhos brasileiros ao longo dos últimos 10 anos. Durante o minicurso Fenóis Bioativos e sua importância na vitivinicultura, os autores Celito Crivellaro Guerra e Letícia Flores da Silva abordaram estratégias para agregar valor aos produtos a partir dos fenóis presentes em uvas.
Entre os nomes que palestraram no evento estão Alexandre Sérgio Silva (UFPB) , Andressa Bernardi (Fiocruz), Carlos Paviani (Ibravin), Caroline Dani (IPA), César Fraga (UC Davis – Estados Unidos), Daniel Araki Ribeiro (UNIFESP), Katya Rigatto (UFGRS), Marilde Terezinha Bordignon (UFSC), Mauro Celso Zanus (Embrapa Uva e Vinho), Mirian Salvador (UCS), Patrizia Orteiza (UC Davis – Estados Unidos), Philippe Jandet (University of Reims – França) , Protásio Lemos da Luz (InCor), Raul Zamora Ros (Universidade de Barcelona – Espanha), Rosa María Lamuela Raventós (Universidade de Barcelona – Espanha) e Vitor Manfroi (UFRGS).