Esfoliantes caseiros como preparar, quais os benefícios?

2015-04-10_190211

Os esfoliantes caseiros são uma opção mais em conta para fazer uma limpeza de pele profunda, garantindo uma pele macia e hidratada.

O uso deve ser moderado, sendo indicado uma vez por semana durante o verão e uma vez a cada duas semanas no inverno. É imprescindível também que seja observado os esfoliantes caseiros para tipos determinados de pele, para não haver efeito contrário e você ganhar um problema maior na sua epiderme. Abaixo separamos algumas dica para você.

Lembre-se sempre de limpar a pele antes de começar a aplicação
Você pode utilizar demaquilantes, água micelar, sabonetes neutros ou específicos para a região que não agridam e realizem uma limpeza de forma eficiente. Ao lavar o rosto, prefira água fria. Realize sempre movimentos circulares eles precisam ser delicados, para que a penetração do esfoliante seja eficiente e que ele limpe os poros da pele. No entanto, cuidado com os locais esfoliados, os olhos, por exemplo, não podem receber a mistura.

Esfoliante com aveia: A aveia é o ingrediente principal de um esfoliante caseiro que ajuda espelir as células mortas do rosto, além de hidratar profundamente a pele. Como resultado, você garante uma pele mais saudável e de quebra clareia as manchas que incomodam. Contudo, essa receita é indicada apenas para peles do rosto secas e desidratadas. Primeiramente, separe duas colheres de aveia e uma colher de mel ou iogurte. Em seguida, junte os ingredientes e aplique no rosto fazendo movimentos circulares até sentir que a pele absorveu bastante o óleo. Por último lave bem o rosto e finalize com um creme hidratante, fazendo com que a elasticidade da pele não seja afetada.

Esfoliante com açúcar mascavo: A esfoliação feita a partir de açúcar mascavo libera vários benefícios. Porém, sua principal vantagem é estimular a renovação celular. Ao passo que a esfoliação com açúcar mascavo dificilmente causa irritações, ele remove de forma fácil os resíduos nos poros, podendo ser utilizado em todos os tipos de pele. A receita para a esfoliação com açúcar mascavo é simples e com ingredientes que se encontram em casa. Ele pode ser misturado com chá verde ou matcha e utilizado, de forma preferencial, no rosto, pescoço, cotovelo e joelhos. Como resultado, ele ajuda a clarear e eliminar manchas escuras na pele, mas é importante salientar a importância de utilizar creme hidratante após a esfoliação para um melhor efeito.

Esfoliante de café: O esfoliante caseiro feito com café é uma boa pedida, visto que ele possui poderosas propriedades antioxidantes, ajudando a eliminar impurezas e a oleosidade da pele. Assim então, o corpo todo pode ser esfoliado com café, sobretudo locais que precisam estimular a regeneração do tecido como calcanhares, cotovelos e joelhos. A esfoliação com café é feita de forma a criar uma pasta, podendo ser utilizado leite ou azeite. Após a pasta estar pronta, basta esfoliar onde preferir e lavar logo em seguida e se certificar que retirou todos os grãos da pele.

Esfoliante de azeite: Se a sua pele é seca, normal ou mista, esse esfoliante caseiro pode ser uma mão na roda para você. O sal combinado com azeite se torna um poderoso hidratante, contudo, o sal pode causar micro-lesões na pele. Sendo assim, o azeite entra em ação como um hidratante regenerador que acalma a pele e cuida dessas micro-lesões, além de ajudar a equilubrar o pH da pele. A esfoliação com azeite e sal funciona da seguinte maneira: para 3 colheres de azeite, adicione 1 colher de sal. Em seguida, misture bem e faça a esfoliação com movimentos circulares na pele.

Esfoliante de morango: Para uma uma pele mais lisa, suave e hidratada, os morangos são uma ótima pedida de esfoliação. A receita acompanhada de mel, açúcar e iogurte natural é uma poderosa mistura repleta de propriedades que hidratam a pele. A mistura deve ser feita com 4 morangos frescos e amassados, 1 colher de mel, 1 colher de açúcar e uma dose de iogurte natural. É só mexer que está pronto para a limpeza. Vale ressaltar que essa receita é indicada apenas para peles sensíveis.

Esfoliante de amêndoas e fubá: A esfoliação com fubá é ótima para remover as células mortas da pele, pois possui a consistência ideal, não se desfazendo. Ao ser misturada com óleo de amêndoas, os benefícios só aumentam, pois ele possui vitaminas que também são capazes de promover a remoção de células mortas e, assim, melhorar o aspecto da pele. Caso você tenha a pele seca, essa receita é para você! Junte 1 colher de fubá com 1 colher de sal marinho, 1 colher óleo de amêndoas e 3 gotas de óleo essencial de hortelã. Misture e hidrate sua pele.

Esfoliante caseiro para crianças: Essa esfoliação caseira alcança excelentes resultados e remove as células mortas da pele, a sujeira e deixa a pele mais suave e macia. Para preparar o esfoliante, junte em um recipiente duas colheres de iogurte natural, 1 colher de mel e 1 colher de borra de café. Mecha até que vire uma pasta, e em seguida, está pronto para usar.