Escorpião encontrado em residência no Goretti

2015-04-10_190211
Animal não representa risco de morte, segundo a Vigilância Ambiental

Um escorpião marrom foi encontrado na noite da última terça-feira em uma residência do bairro Maria Goretti, em Bento Gonçalves. Conforme relatos dos moradores, o animal estava próximo a uma criança de um ano de idade que brincava em casa. É o primeiro escorpião encontrado em Bento Gonçalves em 2019, o estado do Rio Grande do Sul vive uma situação de alerta devido a infestação da espécie em algumas cidades.

Escorpião marrom
Tem grande importância pelo veneno com ação neurotóxico, seu veneno não é tão potente quanto o do escorpião amarelo, mas o acidente deve ser tratado com rapidez. São animais que possuem hábitos noturnos e que se alimentam de baratas, grilos, aranhas e outros invertebrados. A picada de um escorpião causa muita dor local, febre, sudorese, dispneia e pode levar a óbito, principalmente crianças e idosos. Em caso de picada, lavar com água e sabão, manter a região em repouso e procurar um posto de saúde com urgência, para que receba o soro que neutralizará a toxina. Dependendo da quantidade de veneno inoculada, o caso se torna mais grave.

Onde vivem
Os escorpiões vivem em locais escuros, quentes e úmidos. Na região urbana, são encontrados em locais com entulhos, pedras, lixos, com mato alto, dentro de sapatos e junto a roupas.

Combate
Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades. Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e as) junto a paredes e muros das construções. Manter a grama aparada. Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, numa faixa mínima de um a dois metros das casas. Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo. Não pôr as mãos em buracos sob pedras e em troncos podres. É comum a presença de escorpiões sob dormentes da linha férrea.

Predadores
Os principais predadores dos escorpiões são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, macacos, lagartos, aranhas, galinhas e camundongos.

Como capturar
O escorpião é um animal muito difícil de eliminar, uma vez que é bastante resiste a venenos. Isso acontece porque é um bicho que consegue fechar seus estigmas pulmonares, não inalando o veneno. Além disso, é capaz de ficar parado por longo períodos de tempo, não entrando em contato com o veneno.
Assim, o melhor é chamar as autoridades assim que se identifica um escorpião, para que seja capturado e levado para locais específicos. Caso seja preciso capturar o escorpião em casa deve-se utilizar calças e camisas de manga comprida, calçar botas de borracha e grossas, calçar luvas de proteção grossas, como as de eletricidade, usar um chapéu, pegar o escorpião com uma pinça de, pelo menos 20 cm, segurar o escorpião pela cauda e colocá-lo dentro de um recipiente de plástico, fechar o recipiente com uma tampa, de preferência de rosca, e com pequenos buracos.
No entanto, vale sempre lembrar que o escorpião deve, sempre que possível, ser capturado por um profissional treinado, para que não aconteçam acidentes.

Vigilância Ambiental
Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental de Bento Gonçalves, Rafael Vieira, esta espécie de escorpião não é peçonhento, não tem importância epidemiológica, não é venenoso, claro se a pessoa for picada, sentirá dor, mas não haverá maiores problemas e que a espécie é comum de ser encontrada nesta região. Vieira ainda destaca que o animal pode ter chegado ao quinto andar de um prédio no bairro Maria Goretti de inúmeras formas: dentro de caixas, na roupa dos moradores, dentro de sacolas ou até mesmo subindo pelas paredes, como o instinto do escorpião é procurar alimento, de alguma forma ele foi atraído para a residência.

 

Diferenças entre o escorpião amarelo e o marrom

Escorpião amarelo

É a espécie de escorpião que causa mais acidentes. Possui hábitos intradomiciliares. Seu veneno é perigoso para a saúde humana, agindo no sistema nervoso da vítima. A picada provoca dor intensa no local atingido e se amplia por todo o corpo. O indivíduo fica sensível a qualquer toque no corpo. Age, principalmente, na região do bulbo, que controla a respiração. Por isso a vítima pode ter parada respiratória se não for atendida rapidamente.

Tamanho: Até 7 cm de comprimento
Cor: Cauda amarela e tronco marrom
Espécie: Tityus serrulatus

Dieta: Os escorpiões se alimentam de insetos, outros aracnídeos como as aranhas, pequenos mamíferos e aves. Pode praticar o canibalismo.
Habitat: O seu habitat natural é o cerrado, mas ele se encontra também em centros urbanos.
Impacto: O veneno do escorpião amarelo é um dos mais perigosos para a saúde humana. É importante não ter contato com o animal.
Prevenção: Manter a moradia sempre limpa, se livrar de entulhos e lixo acumulado, evitar deixar frestas e buracos abertos.

 

Escorpião marrom

Os escorpiões pretos causam acidentes frequentes nas áreas rurais. Não são animais tão agressivos se comparados a outras espécies. De início o animal foge, porém se o incômodo de um humano persistir, podem picar. Seu veneno é menos perigoso do que o do escorpião amarelo.

Tamanho: Varia de 5 a 7 cm
Cor: marrom escuro e claro
Espécie: Tityus bahiensis

Dieta: A alimentação do escorpião preto costuma ser de insetos como baratas e grilos, aracnídeos como aranhas e larvas de insetos.
Habitat: Possuem hábitos noturnos e se escondem durante o dia entre madeiras e pedras. Não gostam de luz. Preferem ambientes úmidos como os encontrados nas matas.
Impacto: O veneno do escorpião preto age no sistema nervoso, mas não possui tanto perigo quanto o do escorpião amarelo.
Prevenção: Evitar umidade no local, limpar de maneira constante o seu ambiente, reparar buracos e frestas que possuem conexão com ambiente externo.