Escolas se preparam para as Olimpíadas de Português e História

2015-04-10_190211

Inscrições para as duas competições já estão abertas a todos os alunos da rede estadual de ensino

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está incentivando os diretores de escolas e estudantes a participarem das duas Olimpíadas que estão com inscrições abertas para história do Brasil e língua portuguesa. Segundo o site da comissão organizadora das olimpíadas estudantis, número de alunos inscritos tem crescido e a participação dos gaúchos se destaca. Na última edição da olimpíada brasileira de matemática que encerrou as inscrições no dia 15 de março, participaram mais de 18 milhões de alunos, na primeira fase e mais de 900 mil na segunda. O Rio Grande do Sul conquistou 58 medalhas de ouro, 125 de prata, 283 bronze, além de 2687 menções honrosas.

Língua Portuguesa
O lançamento da 6ª Olimpíada da Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, aconteceu no dia (20), em São Paulo e as inscrições vão até o dia 30 de abril no site: https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.
A Olimpíada é um concurso de produção textual para alunos de escolas públicas de todo o país. O tema das produções este ano é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar o vínculo com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Professores podem inscrever textos de alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio nas diferentes categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião.

História do Brasil
As inscrições para a 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), também já estão abertas. A primeira etapa do processo de inscrição segue até 20 de março. A segunda fase termina em 29 de abril – ou até atingir o limite de interessados. As inscrições podem ser feitas por professores e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares. A competição conta com seis fases online, além da final presencial realizada na Unicamp, em Campinas. Mais informações, regulamento e inscrições no site: olimpiadadehistoria.com.br.

Olimpíadas de matemática
A Escola Estadual de Ensino Médio Imaculada Conceição irá participar das Olimpíadas de Matemática nos níveis I e II. Nível I (6º e 7º anos) com 89 alunos inscritos. Já o nível II (8º e 9º anos) terá a participação de 78 alunos.
A escola Medianeira participará em 2019 das Olimpíadas de Matemática com a aluna Geórgia Pavoni de 13 anos, que hoje cursa 8º ano. Geórgia recebeu Menção Honrosa pela participação como finalista da competição no ano anterior, acertando 17 das 20 questões da prova. “A experiência foi ótima para minha vida. A primeira parte da prova estava mais fácil, pois as questões eram objetivas. Na segunda parte, onde as questões eram dissertativas, precisei pensar mais, exigiu muito mais de mim. Me senti desafiada e, por isso, gostei muito mais da segunda etapa”, afirma, Geórgia. A premiação normalmente é feita de um ano par outro, podendo ser enviada para a escola onde o aluno estuda ou em solenidade especial ainda a ser marcada pela organização das Olimpíadas.
A Escola de Ensino Fundamental Bento Gonçalves da Silva não irá participar das olimpíadas de 2019, pois enfrenta problemas com a falta de recursos humanos sem ninguém disponível para a organização do evento, segundo o diretor da escola, Leonildo de Moura.
O Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, também não irá participar. Segundo Lisiane Vargas, Supervisora da entidade, “a proposta foi apresentada aos alunos e teve resposta negativa”, afirma ela.

 

Georgia Romagna Pavoni, 13 anos, Menção Honrosa nas Olimpíadas de matemática