Escolas de enologia promovem encontro e criam a sua própria Avaliação Nacional de Vinhos

2015-04-10_190211

No mês de Maio de 2019, o Campus Bento Gonçalves sediará o 2º Encontro de Escolas de Enologia do Brasil. O evento é voltado aos acadêmicos dos cursos Tecnológicos em Viticultura e Enologia, de Bacharelado em Enologia, aos professores, aos pesquisadores, aos profissionais e às empresas da área vitícola.
O 2º Encontro de Escolas de Enologia do Brasil tem como objetivo discutir os aspectos tecnológicos, industriais, mercadológicos e políticos relacionados ao desenvolvimento da cadeia produtiva da vitivinicultura. Além disso, o evento tem como proposta aproximar as diferentes instituições de Viticultura e Enologia do Brasil e impulsionar a cooperação entre as Instituições de Ensino de Viticultura e Enologia com as principais empresas ligadas ao setor vitivinícola.

1° Avaliação Nacional de Vinhos e Sucos das Escolas de Enologia do Brasil
No Encontro também será realizada a 1ª Avaliação Nacional de Vinhos das Escolas de Enologia do Brasil – Safras 2018/19 que já está com seu regulamento disponível para a inscrição das amostras. O prazo para inscrição na avaliação de vinhos e sucos é o dia 30 de março de 2019.
Durante o 2 Encontro de Escolas de Enologia do Brasil, promovido pelo campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – vai acontecer simultaneamente a Primeira Edição da Avaliação Nacional de Vinhos e Sucos das Escolas de Enologia do Brasil – Safras 2018 e 2019.
Embora siga um regulamento formal, a Avaliação Nacional de Vinhos e Sucos das Escolas de Enologia do Brasil não será um concurso. De caráter educativo, a avaliação tem finalidade de promover o vinho e o trabalho dos professores e alunos de todas as Escolas de Enologia do Brasil.
A Avaliação quer proporcionar o contato direto com os vinhos produzidos pelos alunos estimulando a participação efetiva no resultado do trabalho dos alunos envolvidos nos processos de vinificação oportunizando a apreciação dos vinhos elaborados nas distintas partes do Brasil em que as instituições estão inseridas.
Da mesma forma a avaliação vai possibilitar a comparação entre os vinhos elaborados nos diferentes “Terroirs” brasileiros, além do aprimoramento das técnicas de análise sensorial por parte dos participantes.
Em cada uma das amostra de vinhos apresentadas, todos os participantes podem registrar, em uma ficha individual, suas sensações visuais, olfativas e gustativas, que servirão como base comparativa entre os vinhos inscritos.

Inscrições
As inscrições das amostras para a 1ª Avaliação Nacional de Vinhos das Escolas de Enologia do Brasil – Safras 2018 e 2019 serão realizadas mediante o preenchimento de fichas de inscrição.

Prazos
As inscrições das amostras de cada uma das Escolas de Enologia deverão ser realizadas até a data limite de 30 de Março de 2019.

Amostras
Serão aceitos vinhos tranquilos, vinhos base para espumante e vinhos espumantes elaborados de variedades viníferas (Vitis vinifera), comuns (Vitis labrusca e Vitis rotundifolia), híbridas e resistentes secos 100% varietais safras 2018 e 2019 e suco de uva integral das safras 2017/18 e 2018/19.
Tanto os vinhos quanto os sucos inscritos na 1a Avaliação Nacional de Vinhos e Sucos das Escolas de Enologia do Brasil – Safra 2018 e 2019 deverão ser elaborados pelos alunos dos cursos de Enologia e/ou Viticultura e Enologia.
Os vinhos e/ou sucos inscritos devem representar o resultado das aulas práticas de vinificações dos alunos das Escolas de Enologia, durante o semestre letivo em que os mesmos cursaram a disciplina de Vinificações ou Disciplina similar;
Para a categoria Base para Espumante, Espumantes Finos e de Mesa, Brancos e Tintos de Mesa e Sucos Brancos e Tintos serão permitidas as inscrições de derivados não varietais
As amostras inscritas previamente deverão ser apresentadas e entregues pelas Escolas de Enologia participantes do 2 Encontro de Escolas de Enologia do Brasil junto aos coordenadores do Evento, no dia 29 de Maio de 2019, primeiro dia do Encontro;

Avaliação
Todas as amostras inscritas pelas Escolas de Enologia serão degustadas e pontuadas, utilizando-se a ficha de degustação e critérios gerais para análise sensorial orientados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho – OIV e União Internacional de Enólogos – UIOE, sendo atribuída uma nota por cada degustador para o vinho degustado. As amostras inscritas serão degustadas por um painel de Enólogos, Professores e representantes de todas as Escolas de Enologia do Brasil, participantes do evento. Serão utilizadas as fichas de degustação padrão utilizadas pela ABE. Das 12 garrafas inscritas, duas serão utilizadas na degustação e a escolha e distribuição dos degustadores será determinada pelos organizadores do evento, contudo, haverá a necessidade de representatividade de todas as Escolas de Enologia do Brasil participantes, de forma igualitária.
As amostras inscritas em cada uma das categorias serão apresentadas ao público participante do 2 Encontro de Escolas de Enologia do Brasil, no dia 31 de Maio de 2019. Após realizadas as análises sensoriais pelo grupo de avaliadores serão recolhidas as fichas de avaliação e, após análise e contagem das pontuações, as amostras poderão serão ranqueadas.
A verificação, a análise das fichas de degustação, a contagem dos pontos e a organização das amostras “Mais Representativas” em ordem decrescente de classificação será realizada por uma Comissão Julgadora. A Comissão Julgadora da 1a Avaliação Nacional de Vinhos das Escolas de Enologia do Brasil – Safras 2018 e 2019 será composta por um representante de cada uma das Escolas de Enologia participantes do evento,.
As três amostras “Mais Representativas” de cada categoria serão reconhecidas e premiadas simbolicamente com um troféu alusivo à 1a Avaliação Nacional de Vinhos das Escolas de Enologia do Brasil – 2019.