Escola Alfredo Aveline ganha destaque nacional no Prêmio Professores do Brasil

2015-04-10_190211
A escola Municipal Alfredo Aveline surpreende mais uma vez com uma premiação de nível nacional. Na última quarta-feira,12, o Ministério da Educação divulgou o resultado do 11º Prêmio Professores do Brasil e a escola de Bento Gonçalves é uma das instituições do estado que conquistou destaque no concurso que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos na sala de aula.
Baseada na mostra “Êxodos”, de Sebastião Salgado, que ficou exposta no Museu do Imigrante nos meses de março e abril deste ano, a professora de Geografia Eliana Passarin desenvolveu o projeto “Mostra fotogeográfica: Momentos de humanidade, mazelas do humano”.  Em torno de 130 alunos do Ensino Médio participaram do projeto que teve o objetivo de levar para a sala de aula um instrumento educacional que aliasse a fotografia (celular, câmera) em sintonia com o conteúdo ministrado em sala de aula.
O renomado fotógrafo Sebastião Salgado, em sua peregrinação profissional, retrata as mazelas da sociedade, as mudanças no espaço geográfico, as paisagens geográficas de diferentes lugares do planeta, evidenciando a importância da preservação e conservação ambiental.
Eliane ressalta que “vivemos imersos no mundo das imagens. O ensino de geografia tem na iconografia um campo aberto a ser desbravado. Para além dos registros cartográficos que se revelam por meio de mapas ou imagens de satélites, forma-se um outro conjunto abrangente de dados e informações que podem ser desvelados nas e pelas imagens. Levar a iconografia para a sala de aula se constitui uma possibilidade para ensinar geografia em uma perspectiva contemporânea e complexa”.
Dessa forma, foi proporcionada aos alunos uma experiência de vivências múltiplas, onde foi fomentado e incentivado o desenvolvimento de sua percepção e cognição frente a uma realidade em constante mudança. Do trabalho surgiram questionamentos de que maneira a fotografia é, ao mesmo tempo, retrato da realidade e/ou visão de mundo do fotógrafo.
Premiação
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.