Época de manga? Aproveite e tenha a fruta o ano todo

2015-04-10_190211

Faça geleias, compotas e congele e veja  15 receitas epeciais com manga.
Dica: para mangas muito maduras semicongele para cortar a parte amassada fora e aproveitar a fruta boa sem o fruto se desmanchar.
15 receitas surpreendentes com manga para fazer em casa
Aproveite esta fruta para fazer receitas doces e salgadas.
Panna cotta
120ml creme de leite
200g coalhada seca
50g açúcar refinado
2 e ½ folhas de gelatina
Calda de manga
300g manga
50ml de polpa de maracujá
100g açúcar

Modo de Preparo

Aqueça até levantar fervura o creme de leite junto com o açúcar. Reserve. Hidrate a gelatina em água fria. Reserve. Misture a gelatina ao creme de leite aquecido e na sequência adicione a coalhada e misture até ficar homogêneo. Coloque para gelar em forminhas individuais. Corte a manga em pedaços e leve ao fogo juntamente com o açúcar. Cozinhe por aproximadamente 5 minutos. Processe a calda com o auxílio de um mixer para que a mistura fique homogênea. Retorne ao fogo, adicione a polpa de maracujá para regular acidez da calda. Retire do fogo e espere esfriar para aplicar sobre a panna cotta.

Cheesecake de manga
Ingredientes

Massa
1 pacote de biscoito maisena triturado
3 colheres de sopa de manteiga
1 clara
Recheio
1 xícara de chá de leite condensado
2 xícaras de chá de ricota amassada
1/2 xícara de chá de creme de leite
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
Calda
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água
1 manga em cubos

Modo de Preparo

Em uma vasilha, misture o biscoito, a manteiga e a clara até formar uma farofa úmida. Espalhe no fundo de uma fôrma de aro removível de 24cm apertando com os dedos. Leve ao forno médio, preaquecido, por 8 minutos ou até firmar e dourar. Retire e deixe esfriar. Para o recheio, bata no liquidificador o leite condensado, a ricota, o creme de leite e a gelatina preparada conforme as instruções da embalagem até ficar homogêneo. Despeje na forma sobre a massa e leve à geladeira por 4 horas. Para a calda, leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo até formar uma geleia. Desligue e deixe esfriar. Retire a torta da geladeira, desenforme e cubra com a calda de manga.

Mousse de manga
Ingredientes

3 mangas de tamanho médio
1 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite

Modo de Preparo

Descasque duas mangas e corte-as em pedaços pequenos. Coloque no liquidificador. Acrescente o leite condensado e o creme de leite e bata bem até a manga desmanchar. Despeje em uma tigela e leve a o congelador por 15 minutos.

Risoto de camarão e manga
Ingredientes

8 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 e 1/2 xícaras de chá de arroz arbóreo
1/2 xícara de chá de cebola ralada ou picada
½ xícara de chá de vinho branco seco
6 xícaras de chá de caldo de legumes
1 xícara de chá de camarões sem casca
3 dentes de alho picados
Cachaça a gosto
Sal a gosto
1 manga cortada em cubos

Modo de Preparo

Esfregue o alho picado nos camarões e coloque uma pitada de sal e um fio de azeite em uma frigideira. Aqueça a manteiga e salteie rapidamente os camarões temperados e reserve o conteúdo em outra panela. Refogue a cebola em quatro colheres de manteiga até ficar translúcida. Adicione o arroz sem lavar e mexa-o para envolvê-lo. Adicione vinho branco e cozinhe sem parar de mexer até que seja totalmente absorvido. Coloque o caldo daquecido, uma concha por vez, e deixe o arroz absorver. Repita esse processo até o arroz ficar al dente. Adicione os camarões, a manga picada em cubos e o sal a gosto. Apague o fogo e acrescente as duas colheres restantes de manteiga e mexa intensamente o conteúdo.

Lombo assado com manga
Ingredientes

1 e 1/2 kg de lombo de porco
2 colheres de sopa) de mel de laranjeira
100g de cereja em conserva
1 manga em cubos
1 dente de alho amassado
1/2 copo de suco de limão
12 batatas pequenas descascadas e cozidas
sal a gosto

Modo de Preparo

Junte todos os ingredientes, menos as cerejas e a manga. Misture tudo e passe no lombo, deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Após este tempo, coloque o mesmo em uma assadeira, cubra com papel aluminio e leve ao forno por 1 hora. Abra o forno, retire o papel aluminio e espalhe as cerejas, manga e as batatas por cima do lombo. Leve-o novamente ao forno por mais 15 minutos.

Risoto de parmesão e manga
*Receita de Cozinha Travessa

Ingredientes

2 xícaras de café bem cheias de arroz arbóreo
bacon frito o quanto baste
1 manga madura mais firme picada em cubinhos
1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal
1 e 1/2 de caldo de carne
1 cebola pequena picadinha
1/2 taça de vinho branco
lascas de parmesão
cebolinha picadinha

Modo de Preparo

Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola picadinha. Deixe refogar, aumente o fogo e acrescente o arroz arbóreo, mexa bem e deixe refogar mais um pouco. Acrescente também o bacon e mexa constantemente de forma a não queimar o arroz, que não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho. Continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar. Assim que o álcool for absorvido pelo arroz começar a secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente, que deve ficar pronto antes de você começar o risoto. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando. Deixe o risoto secar um pouco mais e acrescente a manga e a cebolinha. Continue mexendo e experimentando, observando sempre a textura do arroz e continue acrescentando mais caldo. O ponto do arroz deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu. Desligue o fogo e adicione a 1/2 colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela.

Crumble de manga
Ingredientes

1 manga descascada e cortada em cubos pequenos
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de açúcar
1 xolher de sopa de manteiga à temperatura ambiente
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó

Modo de Preparo

Coloque a manga picada em um refratário pequeno e reserve. Em uma tigela, coloque todos os outros ingredientes e misture muito bem com um garfo até estarem bem envolvidos pela manteiga. Despeje a mistura sobre a manga e leve para assar em forno médio pré-aquecido por 12 minutos. Sirva morno, acompanhado de sorvete.

Compota de manga e canela
Ingredientes

2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
4 mangas
1 pau de canela
Canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo

Misture o açúcar e a água e leve ao fogo baixo até formar um caldo em ponto de fio fino. Enquanto isso descasque as mangas e corte em fatias finas. Quando o caldo estiver no ponto, junte os caroços e as mangas fatiadas, o pau de canela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos Retire os caroços e espere o doce esfriar.

Sorvete de manga
Ingredientes

1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
2 mangas grandes

Modo de Preparo

Descasque, corte a manga e coloque no liquidificador. Acrescente o leite condensado, o creme de leite e bata até formar um creme homogêneo. Coloque em um refratário com tampa ou feche com papel-filme, e leve ao congelador por 12h para ficar bem consistente.

Sobremesa de tapioca e manga
Ingredientes

4 Xícaras de chá de Leite
1/2 Xícara de chá de Tapioca
200ml de Leite de Coco
6 Colheres de sopa de Açúcar
2 Mangas cortadas em cubos
Raspas de Limão

Modo de Preparo

Ponha a tapioca de molho em uma xícara de leite por meia hora. A seguir, acrescente o resto do leite, junto do leite do coco e do açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até a tapioca cozinhar e engrossar um pouco. Deixe esfriar, cobrindo com filme plástico. Leve para a geladeira até resfriar bem e sirva com a manga, usando as raspas de limão para polvilhar.

Creme de manga
Ingredientes

3 mangas grandes e maduras
1 caixa de creme de leite
1 caixa de leite condensado

Modo de Preparo

Descasque as mangas e as coloque no liquidificador. Acrescente o creme de leite e em seguida o leite condensado. Bata até ficar na consistência de creme, depois é só colocar pra gelar. Sirva com chantily.

Smothie de manga
Ingredientes

2 copos de iogurte natural gelado
1 e 1/2 xícara de chá de manga descascada, picada e congelada
1 colher de sopa de leite em pó
3 a 4 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome imediatamente.

Torrada de presunto cru, cream cheese e manga
Ingredientes

4 pães de forma
6 fatias de presunto cru
6 colheres de sopa de cream cheese
1 manca cortada em cubos
6 colheres de sopa de manteiga

Modo de Preparo

Passe a manteiga nos pães e tostes em uma frigideira. Coloquei o cream cheese, seguido do presunto cru e os cubos de mango em cima. Sirva imediatamente.

Torta de manga
Ingredientes

3 mangas médias
6 colhes de sopa de suco limão
100g de margarina cremosa
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
2 gemas
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 xicara de chá de açucar
1 colher de chá de esência de baunilha

Modo de Preparo

Bata na batedeira a margarina, o açúcar, as gemas até virar um creme. Adicione sobre este creme a farinha, o fermento peneirado, a baunilha, amasse com as mãos até ficar uma massa homogênea, faça uma bola. Leve à geladeira por 20 minutos. Depois abra a massa em uma forma desmontável. Fure com um garfo asse por 15 minutos ou até dourar, deixe esfriar. Descasque as mangas, corte em pedaços, reserve algumas tirinhas para decorar, bata no liquidificador com pouco de água e peneire esta polpa. Coloque no liquidificador a polpa o leite condensado, o creme de leite e suco de limão faça um creme bem concentrado. Dissolva a gelatina em 6 colheres de sopa de água em banho-maria. Adicione ao creme. Coloque este creme na forma com a massa já assada, leve à geladeira por 8 horas.

Sorbet de manga
Ingredientes

3 mangas Tommy maduras

Modo de Preparo

Descasque as mangas e corte-as em cubinhos. Leve para o congelador por no mínimo 5 horas. Quando a manga estiver congelada, processe no processador até que forme um creme.