Entidades filantrópicas iniciam os preparativos para o Natal

2015-04-10_190211
Escoteiros do grupo Ciretama faz atendimento humanit[ario no Lar do Ancião

Ações visam doações de roupas e alimentos, além de reparos em escola do Vila Nova

O final do ano se aproxima, e em meio a festas e comemorações, é ativado o espírito de solidariedade. Grupos e entidades se movimentam em prol dos mais humildes, fazendo a diferença com doações de roupas, alimento e brinquedos. A equipe da Gazeta conversou com alguns destes grupos, que estão com dezembro repleto de atividades filantrópicas.

Lar da caridade
O Centro Espírita Lar da Caridade é uma entidade que atua durante todo o ano em prol dos mais necessitados (moradores de rua, pessoas em vulnerabilidade social). De segunda a sábado a casa prepara almoços para mais de 100 pessoas, além da doação de roupas e alimentos. A coordenadora do local, Erci Grapiglia, que há décadas trabalha com atividades filantrópicas, afirma que no mês de dezembro haverá atividades especiais, mas ressalta que as ações sociais são realizadas durante todo o ano.
“Em dezembro é reforçado todo o atendimento que realizamos da melhor forma durante o ano. Tem incremento na cesta básica e alimento. No dia 16 de dezembro vai acontecer a festa de natal das crianças na praça Vico Barbieri, onde vai acontecer a distribuição de cachorro quente, refrigerante, além da distribuição de um brinquedo novo para cada criança”, afirma.
Um dos diferenciais do Lar da Caridade, é que semanalmente acontece ações junto às vilas do município. De acordo com Erci, em torno de sete equipes se deslocam para diferentes bairros onde estão as famílias em condições precárias.
“Muitas famílias não têm condições de ir até a entidade durante a semana, por isso vamos até elas. Levamos roupas e alimentos para todas famílias que estiverem precisando”, afirma. Diariamente o centro espírita recebe doações de roupas e alimentos. Segundo Erci, é importante também a doação de fraldas e leite em pó.
“Precisamos bastante de fralda, leite em pó e açúcar. Fraldas infantis é um problema grande, por isso estamos precisando. Muitos pais precisam para seus filhos. Pode ser o tamanho M, G ou até extra G”, informa. O Lar da Caridade serve almoços diariamente para mais de 100 pessoas. Atualmente a equipe é composta pro cerca de 90 pessoas.

Grupo Escoteiro Ciretama
A proposta do escotismo é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa (ou compromisso) e na Lei escoteira(ou Lei do Escoteiro), e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. O grupo de escoteiros Ciretama é fiel aos princípios básicos do movimento, atuando junto à comunidade de forma intensa.
No início de novembro voluntários do Ciretama foram até o Lar do Ancião, e durante o dia realizaram atividades junto aos idosos. Foram doados mais de 300 quilos de sabão em pó, além da realização de cortes de cabelo para todos os idosos, entre outras atividades.
A próxima atividade acontece no dia 9 dezembro numa escola municipal localizada no bairro Vila Nova. No dia será realizado um brechó no local, com roupas arrecadadas no grupo escoteiro. A presidente do grupo, Andréia Dal Pizzol, afirma que é uma ação voltada exclusivamente à escola e aos alunos.
“Os jovens vão realizar a manutenção dos parquinhos da escola. Eles já arrecadaram madeira, tinta, lixa, todo tipo de material que precisam. Cada criança da turma escoteira vai levar um brinquedo novo para realizar a doação no dia. Um dos chefes escoteiro vai se fantasiar de Papai Noel para alegrar o dia daquelas crianças”, conta.
Andréia explica que o grupo Ciretama estava buscando uma instituição que estava precisando de reparos e ajuda. “Estavamos procurando uma escola que estivesse com deficiência de recursos, e como o município está passando poucas verbas para as escolas, uma das chefes do grupo escoteiro é professora na escola e nos contou da situação. Foi então que resolvemos realizar essa ação nessa instituição do Vila Nova”, explica. Atualmente o grupo Ciretama é composto por 90 pessoas, entre Lobinhos (7 aos 11), Escoteiros (até os 14 anos), Sênior (até os 18 anos), Pioneiros (até os 21) e chefes, que compreende jovens com mais de 21 anos.

Lar do Ancião
O Lar do Ancião é a casa de cerca de 60 idosos. A presidente Lourdes de Souza relata que no dia 16 de dezembro haverá uma festa especial de integração entre os moradores e os familiares para celebrar o final de ano. Mas o trabalho da casa se estende a um esforço durante todo o ano.
As maiores necessidades do Lar, que já completou 27 anos de atuação, são alimentos como açúcar, óleo de cozinha, café, margarina, sucos concentrados, leite, milho e ervilhas em conserva. “Os moradores gostam muito de tomar um chimarrão e chás durante a tarde. Então precisamos de erva-mate e chás também. E também às vezes damos bombons para eles nesses lanches”, conta Dona Lourdes. Para a higiene, o que mais é preciso são aparelhos de barbear e shampoo. Para realizar a doação, o telefone de contato do Lar é (54) 3451-3444.

Abraçaí
A Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí) promove atividades no contra-turno escolar para cerca de 250 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos. A entidade não irá ter alguma programação específico de final de ano, mas precisa de caixas de leite para elaborar os lanches que são oferecidos aos grupos. As atividades que a associação oferece são: conscientização ambiental e para a vida; conscientização corporal; musicalização; noções básicas da língua Inglesa; tecnologia da informação e da comunicação; apoio à escolarização; iniciação profissional; atendimento social; palestras e ações na entidade e transporte e alimentação. Para doar, o telefone da Abraçaí é (54) 3453.3355.
Procurado, o Centro Nossa Casa, náo retornou as liga;óes da gazeta para entrevista.
O Centro Cacique de Barros informou náso ter na agenda nenhuma programa;áo filantropica para dezembro