Enem teve abstenção recorde e sala lotada no 1º dia de prova

2015-04-10_190211


MEC culpa medo da covid-19 e ‘mídia contra’ por não comparecimento de 51,5% dos inscritos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 está sendo aplicado em janeiro de 2021 após ter sido adiado devido à pandemia do coronavírus. A primeira prova, que foi aplicada neste domingo (17), em meio à alta de casos de Covid-19 em 13 estados do país, teve ainda suspensão da prova no Amazonas e estudantes barrados em salas. Originalmente, o Enem estava previsto para ocorrer em novembro.
Ao todo, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 5.523.029 pessoas se inscreveram no Enem, mas somente 2.680.697 — menos da metade (48,5%) — compareceram ao local de prova. Os ausentes somaram 2.842.332 (51,5%).
Quem fez o exame no 1º dia, sobre linguagens, ciências humanas e redação, encontrou perguntas sobre desigualdade salarial entre Neymar e Marta, escravização de chineses e uma proposta de redação sobre o estigma da saúde mental.
Para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a realização do Enem 2020 “foi um sucesso”. “No meio de uma crise, mobilizar milhões de pessoas, para mim foi um sucesso”, afirmou Ribeiro. A segunda prova está marcada para o próximo domingo (24) com questões sobre ciências da natureza e matemática.
“Este ano tivemos uma abstenção maior, parte pela dureza e a questão do medo da contaminação, parte por um trabalho de mídia contrário ao Enem, isso é fato, e de uma maneira até meio injusta.”, criticou o ministro durante coletiva.
Em todo o país, mais de 8 mil alunos não compareceram à prova por apresentarem sintomas de doenças infectocontagiosas. Nesta edição, o Inep permitiu que os candidatos apresentassem laudos médios comprovando o estado de saúde para fazerem a prova em outra data, prevista para 23 e 24 de fevereiro.
Candidatos foram barrados na porta da sala de prova porque os locais já estavam com a lotação acima do que estabelecia o protocolo contra a Covid, embora o Inep, autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame, tenha assegurado que seguiria protocolos de segurança sanitária. Casos assim foram registrados no PR, RS, SC e SP.
O tema da redação do Enem 2020 foi ‘O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’. Os candidatos tiveram que fazer um texto dissertativo-argumentativo, apresentar opiniões e organizar a defesa de um ponto de vista.
O segundo dia de aplicação do Enem impresso está previsto para ocorrer no próximo domingo (24). Serão 5h para responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
Especificamente em Bento Gonçalves, a coordenação do Enem divulgou apenas que a prova, do primeiro dia de exame, transcorreu normalmente, não houve transtornos e seguiu todos os protocolos sanitários, previamente estipulados pelo MEC. Não foram disponibilizados números de inscritos e abstenção aqui no município.