Encontro na Embrapa fala sobre descarte de agrotóxicos e prevenção de contaminação ambiental

2015-04-10_190211

A Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, vai sediar o III Workshop Latino Americano sobre Biobeds, entre os dias 12 e 14 de setembro. É a primeira vez que o Brasil recebe este evento, possibilitando que o país conheça as novidades em tecnologias para descartar adequadamente embalagens e resíduos que podem contaminar o solo e a água em função das atividades agrícolas.
Os leitos biológicos, ou Biobeds, são estruturas simples, mas funcionais, que já vêm sendo usadas em diversos países do mundo e, gradativamente, a América Latina está adotando esta tecnologia como parte de sistemas de produção sustentáveis. Segundo Luciano Gebler, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e coordenador do evento, “o Biobed é um sistema de biopurificação para minimizar a contaminação dos solos por agrotóxicos.
O sistema reproduz o modelo de atenuação, que acontece livremente na natureza, porém em uma situação criada para favorecer e acelerar o processo. Entre os pontos positivos da tecnologia, destacam-se o baixo custo, alta eficiência, segurança ambiental e adaptação às pequenas e grandes propriedades rurais”.
A programação do III Workshop Latino Americano sobre Biobeds está dividida em quatro painéis: histórico da tecnologia, documentos e estratégias para a definição de políticas locais para o uso dos Biobeds, lançamento de publicações técnicas sobre Biobeds e boas práticas agrícolas e ambientais e apresentação de resumos científicos. Palestrantes latino-americanos de universidades, instituições de pesquisa e organizações ligadas ao meio ambiente participam do evento.
O III Workshop Latino Americano sobre Biobeds acontece no auditório do Centro Técnico da Unidade de pesquisa, Rua Livramento 515, Bento Gonçalves, RS. Mais informações na página do evento (http://www.embrapa.br/uva-e-vinho/eventos/biobed). As vagas são limitadas.