Encontro debate acesso à internet no meio rural

2015-04-10_190211

Na última quarta-feira (18), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (que abrange Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza) promoveu um encontro para tratar sobre a qualidade da internet no meio rural. A reunião contou com alguns representantes do poder público, empresas de provimento de internet, além de moradores de localidades do interior.
De acordo com o presidente da entidade, Cedenir Postal, é preciso buscar soluções para que a internet chegue com qualidade ao interior. “Temos alguns pontos que já têm internet, mas que não são de qualidade. Acredito que o nosso agricultor merece um serviço bom”, defende.

Internet para todos
Na ocasião, Postal comentou sobre um programa federal intitulado “Internet para todos”, que foi apresentado ao presidente da Câmara de Bento Gonçalves, Moisés Scussel. Por meio do programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), lançado há pouco tempo, é possível dispor internet com alta velocidade em locais sem conectividade atualmente. A conexão da internet é feita pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).
O programa funciona da seguinte forma: os municípios que têm interesse em participar devem encaminhar um ofício ao MCTIC solicitando a adesão. Após a avaliação do ministério, a prefeitura receberá o termo de adesão e deverá indicar o local para a instalação da antena, que será de responsabilidade da empresa de internet credenciada para prestar serviço.
A prefeitura necessita garantir a segurança do terreno onde a antena é instalada, assim como arcar com as despesas de energia elétrica que a operação consumir. É sugerido aos gestores que encaminhem à Câmara de Vereadores um projeto que peça a isenção do Imposto sobre Serviços (ISS) e Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a fim de baratear a execução do programa. “Não vejo o porquê não aceitaríamos”, afirmou Scussel.
O presidente do legislativo de Monte Belo do Sul, Onecimo Pauletti, que estava na reunião, ressaltou que o município já fez a solicitação para aderir ao programa no início de março e que aguarda a resposta do MCTIC.

Próxima reunião
No encontro, ficou acordado que será feito um estudo nos quatro municípios de abrangência do Sindicato sobre os pontos do meio rural sem internet e os que possuem internet de má qualidade. A análise será apresentada em um novo encontro, marcado para o dia 16 de maio. “O programa Internet para Todos pode não ser a melhor solução para Bento, por isso estamos averiguando. A solução seria internet por fibra ótica, que é mais cara, mas é melhor”, relata Postal.

Internet Ruim
Moradora da Linha Ferri, em Faria Lemos, Diva Flâmia comenta que paga por um serviço que não é de qualidade. “Nunca consigo assistir a um vídeo, ele fica carregando, mas não completa. Temos internet via rádio e pagamos caro por não termos qualidade”, lamenta.
Em agosto do ano passado, a Gazeta publicou uma reportagem sobre a precariedade do sinal da internet no meio rural de Bento Gonçalves. Na ocasião, a equipe do jornal fez um levantamento com moradores de diversas localidades e a grande maioria confirmou dificuldades tanto com sinal de internet quanto de telefone móvel. Esse último, inclusive, foi outro assunto que Cedenir Postal afirmou que irá reivindicar.