Empresa descarta dejetos na bacia de captação da Corsan e água fica com cheiro ruim

2015-04-10_190211
Gerente diz que empresa é de Farroupilha e foi autuada por descarte indevido

A população de Bento Gonçalves percebeu um odor diferente do usual na água fornecida pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) desde terça-feira (01). Segundo o gerente da unidade do município, Marciano Dal Pizzol, de fato a água está diferente, mas ressalta que isso não significa contaminação.
“A água não é contaminada, só está com maior quantidade de matéria orgânica, que para ser tratada, a Corsan teve que aumentar a dosagem de cloro. Esses produtos provocam este odor que não é prejudicial à saúde, mas quem é mais sensível ao cloro pode sentir mais ardência. A dosagem fica dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, registra.
Segundo Dal Pizzol, ao constatar o aumento de presença orgânica na água, a Corsan fez uma denúncia à Vigilância Ambiental, que averiguou que uma empresa privada descartou efluentes às margens do manancial do Barracão. “Esta empresa está situada no território de Farroupilha e foi autuada depois do ocorrido”, explica.
Sobre a volta da normalidade da água, Dal Pizzol comenta que “a situação está bem melhor. Da madrugada de segunda-feira até esta quarta-feira (02), o índice já de presença orgânica está bem menor, e já esta próximo da normalidade. A água vai trocando e com a chuva, além de que se a empresa não fizer mais lançamento de efluente, vai voltar logo à normalidade”, conclui.