Empresa alerta para golpe da CNH gratuita via WhatsApp

2015-04-10_190211

Um novo golpe está circulando pelo WhatsApp: o da CNH falsa. Caso acesse o site fraudulento, que prometeria a habilitação gratuita, a vítima é induzida a compartilhar o link com outros dez amigos ou grupos no WhatsApp, disseminando o golpe.
De acordo com a PSafe, fabricante do antivírus de celular DFNDR, 270 mil brasileiros usuários que utilizam o DFNDR receberam o golpe em uma semana. Mas o golpe pode ter chegado em até três milhões de pessoas que não utilizam o produto.

O golpe
A página promete a inscrição online no programa de “CNH social”. No entanto, a CNH social, que existe de fato, vale apenas para alguns estados e delimita restrições para a obtenção do benefício. Para se “inscrever”, a vítima deve fornecer seu nome completo, data de nascimento e estado no qual reside. Após confirmar a inscrição e compartilhar a fraude com seus contatos, a vítima é levada a uma página no Facebook que já possui milhares de compartilhamentos e curtidas. A página traz informações sobre outros programas sociais, como o Bolsa Família. Todos os links são falsos e não têm qualquer ligação com canais oficiais do governo.
O objetivo dos criminosos é coletar informações para aplicar novos golpes no futuro ou mesmo vender as informações pessoais das vítimas. Sendo assim, quem forneceu suas informações na página falsa deve redobrar a cautela para não cair nas fraudes que podem chegar.