Emprego volta a ter queda em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211


Bento Gonçalves registrou 1,2 mil admitidos e 1,4 mil desligados no mês de dezembro

O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou a Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho de dezembro de 2020. Onze das quatorze cidades analisadas tiveram desempenho negativo no mês, sendo que Vacaria, Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves foram as que mais demitiram.
Em dezembro, o município de Bento Gonçalves registrou 1,2 mil admitidos e 1,4 mil desligados. Esse resultado aponta uma destruição de 181 empregos formais, representando uma queda de 0,45% dos postos formais de trabalho. O resultado do mês de dezembro foi motivado, principalmente, pela Indústria, que teve 103 empregos com carteira assinada fechados. Em seguida, a Construção e os Serviços contaram com 31 postos de trabalho encerrados. Nenhum setor, no município, obteve mais admissões que demissões.
Porém, no acumulado do ano e também os últimos 12 meses, apontam ainda para a criação de empregos, com 409 novos postos de trabalho na cidade, um aumento de 1,03% em comparação com o início do ano. A Indústria foi o principal motivador deste resultado, com 807 empregos criados. Porém, os Serviços registraram 614 empregos a menos.
O desempenho de dezembro marcou o primeiro mês de saldo negativo, após cinco meses de aumento nos postos com carteira assinada. Outro dado interessante mostra que, em 2020, a contração de empregos em dezembro foi menor que em 2019. No acumulado do ano e nos últimos 12 meses houve criação de 409 empregos, contra a geração de 552 vagas no mesmo período do ano anterior.
Imagem: Trabalho
Legenda: O desempenho de dezembro marcou o primeiro mês de saldo negativo, após cinco meses de aumento nos postos com carteira assinada