Embrapa Uva e Vinho promove Seminário sobre pequenas frutas

2015-04-10_190211

Cursos, palestras e apresentação de trabalhos fazem parte da programação do IX Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

Segundo a pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho Andrea De Rossi, uma das coordenadoras do evento, a programação foi definida pela Comissão a partir do levantamento de necessidades junto ao setor, para trazer novas ideias e propostas viáveis ao desenvolvimento das pequenas frutas de forma sustentável, bem como, contribuir para a consolidação das mesmas como alternativas viáveis de incremento de renda da agricultura familiar e do médio produtor rural.
Dentro desta perspectiva, ela destaca a palestra “Modelo de organização e papel social das minifábricas de castanha de caju na região Nordeste”, desenvolvido por Fábio Paiva, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical.
As pequenas fábricas de castanha de caju incorporam novos avanços em equipamentos e processos, permitindo a obtenção de amêndoas inteiras e alvas em maior proporção e com melhor qualidade.
“É uma alternativa que possibilita a inserção de pequenos e médios produtores no agronegócio da castanha de caju, através de associações, cooperativas e suas representações, com níveis de processamento adaptados às condições de pequena e média escalas de industrialização”, explica Fábio Paiva. Ele reforça que o istema incentiva a geração de empregos para as comunidades nas etapas de plantio, tratos culturais, zolheita, processamento da castanha e na comercialização dos produtos obtidos no seu processamento.
Nos dias 4 e 5 de julho, antecedendo o Seminário, serão oferecidos cursos sobre morango, mirtilo, amora-preta e framboesa, nos quais os participantes vão conhecer aspectos da produção, caracterização das espécies, morfologia, exigências para o cultivo, cultivares, estabelecimento da plantação, colheita, pós-colheita e comercialização.
A abertura oficial do Seminário acontece na noite do dia 5, com a palestra do Dr. Anibal Caminitti (Argentina) sobre o “Desenvolvimento econômico de pequenas frutas – experiência de intervenção”, que será seguida do tradicional coquetel “Encontro dos Sabores”, no qual serão apresentadas delícias feitas com pequenas frutas e com frutas nativas.
O seminário segue até a noite do dia 6 com uma diversificada programação, abordando desde processos de certificação até novas cultivares de frutas. Para mais informações e inscrições acesse o site do evento em http://www.embrapa.br/uva-e-vinho/sbpf.