Embrapa uva e vinho apresenta dados da produção de uvas no Estado

2015-04-10_190211
Através deste trabalho, constata-se que o Rio Grande do Sul, estado com maior área e produção de uvas do Brasil, também é o estado com maior concentração de uvas destinadas ao processamento para elaboração de vinhos e suco de uva. Página 04 e 05

Com a presença da Senadora Amélia Lemos, a entre outras autoriddes, a Embrapa Uva e Vinho apresentou na manhã de segunda-feira, 24, o Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul . O cadastro coordendo pela Persuisdora Loiva de Mello, é uma sitematização de informações declaradas pelos viticultores do Estado, além de análise sobre dados cadastrais, mapas e distribuição espacial dos vinhedos georreferenciados, atmbém contemla informações históricas de dados e gráficos da viticultura gaúchga nos últimos 20 anos.
Através deste trabalho, constata-se que o Rio Grande do Sul, estado com maior área e produção de uvas do Brasil, também é o estado com maior concentração de uvas destinadas ao processamento para elaboração de vinhos e suco de uva.
A viticultura no estado do Rio Grande do Sul está concentrada em poucas microrregiões (MR). A MR Caxias do Sul composta por 19 municípios, foi responsável por 90,08% da área vitícola do estado no quinquênio 1996/2000, por 85,35% no quinquênio 2001/2005, 81,51% no de 2006/2010 e 80,50% no último quinquênio.
A viticultura já está presente em 27 das 35 Microrregiões do Rio Grande do Sul, ocupando uma área de aproximadamente 40 mil hectares de vinhedos em 2015, enquanto que em 1995 estava presente em 11 Microrregiões e ocupava 21.542,16 ha.
No Rio Grande do Sul são cultivadas 138 variedades de uva, entre Vitis vinifera, destinadas para a produção de vinhos finos, e uvas americanas e híbridas, destinadas à produção de vinho de mesa e sucos. Destas, 30 são responsáveis por 95% da área total de cultivo e duas delas, ‘Isabel’ e ‘Bordô’, representam 49,19% da área do Estado.
É possível se observar uma evolução da área plantada com videiras no estado. Observa-se que de 1996 até o ano 2011 ocorreu crescimento na área de videiras, na ordem de 3,9% ao ano em média, conforme equação apresentada. Após o ano 2011 houve contínuos decréscimos.
A área plantada com videiras atingiu o máximo em 2011 com 41.432,20 ha, caindo para 40.232,55 ha, em 2015, ou seja, uma redução de 2,89%, em 4 anos.

Mas o que é Cadastro Vitícola?

Um cadastro agrícola é uma coleção de informações sobre a área de produção e o rendimento de propriedades agrícolas em uma região ou área designada. Cadastros agrícolas servem a muitos propósitos. Podem ser usados para medir a produção agrícola e sua distribuição espacial, ou para caracterizar a estrutura social e econômica das áreas rurais
O Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul apresenta informações detalhadas sobre a viticultura gaúcha, contendo a área e a produção de uvas por cultivar, por município e por região. Permite, ao usuário, a obtenção de planilhas e gráficos com diversos conteúdos e uma descrição das principais variedades de uvas. Foi iniciado em 1995 pela Embrapa Uva e Vinho em parceria com diversas instituições.
Atualmente o projeto para a sua execução é coordenado pela Embrapa Uva e Vinho em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ibravin, conta com recursos da Embrapa e do Fundovitis, com prioridade de georreferenciamento nas áreas das Indicações Geográficas. É um instrumento indispensável para dar suporte à fiscalização de vinhos e demais produtos vitícolas, às instituições de pesquisa e à construção de cenários para a tomada de decisão da iniciativa privada e pública, em prol do desenvolvimento da vitivinicultura do estado do Rio Grande do Sul.