Embrapa promove evento sobre Agricultura de Precisão na Fruticultura e Vitivinicultura

2015-04-10_190211

Workshop contará com palestras, demonstrações e visita técnica ao Vale dos Vinhedos

A tecnologia na agricultura ajuda na produção e no resultado da colheita. Pensando nisso, a Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa organizou um evento sobre os avanços da Agricultura de Precisão.
O II Workshop de Agricultura de Precisão na Fruticultura e Vitivinicultura acontecerá entre 5 e 7 de julho, na sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. As inscrições já podem ser feitas através do site https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/wap.
De acordo com a pesquisadora da Embrapa e coordenadora do evento, Rosemary Hoff, a agricultura de precisão (AP) “compreende o uso integrado de informações e tecnologias para o planejamento e gerenciamento de um cultivo agrícola, levando-se em conta a variabilidade dos fatores de produção de uma cultura no espaço e no tempo”.
A fruticultura de precisão começou com trabalhos na citricultura e na viticultura para a elaboração de vinhos, mas levou mais tempo para ser aplicada, devido às pesquisas e testes necessários. Rosemary avalia que atualmente já existem técnicas e equipamentos para o uso de fruticultores no país, tais quais sensores de campo e geotecnologias.
Para um dos organizadores do evento, Luciano Gebler , é uma área nova não só em nível nacional, mas também internacional.
A agricultura de precisão começou com grãos, há cerca de 20 anos. “A qualidade do suco de uva, do vinho, tem uma grande relação direta com o solo. A viticultura da precisão está evoluindo para o manejo da planta, que qualifica a fruta in natura”, comenta.
O workshop contará com palestras, demonstração de equipamentos que poderão ser adotados por produtores (como drones e sensores) e ainda uma visita técnica ao Vale dos Vinhedos. Além disso, a Embrapa vai divulgar seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento.

Primeiro Workshop, em 2013, apresentou inovações da agricultura de precisão em fruticultura

Imagens de satélite, sistemas de informação geográfica, GPS, equipamentos automatizados e de informática são alguns dos recursos tecnológicos à disposição dos agricultores para a realização da agricultura de precisão.
Porém, hoje já existem conhecimentos e informações bem estabelecidos que permitem o seu emprego, de maneira mais simples, no dia-a-dia das propriedades para a maior organização e controle das atividades, dos custos e da produtividade.
O primeiro workshop aconteceu nos dias 23 e 24 de julho em Juazeiro-BA, e discutiu a aplicação da agricultura de precisão em cinco espécies frutíferas – uva de mesa, uva de vinho, citros, pêssego e maçã.
Pesquisadores de quatro Unidades da Embrapa – Semiárido, Uva e Vinho, Clima Temperado e Instrumentação apresentaram trabalhos no evento.

Acerto
A agricultura de precisão leva em consideração a variação das condições de solo e das plantas dentro de uma área de cultivo. Com as técnicas e os equipamentos adequados, os agricultores podem melhorar a gestão com a adoção de manejos diferenciados para as diversas zonas identificadas nessa área.
Segundo o pesquisador Luis Henrique Bassoi, da Embrapa Semiárido, é preciso apresentar essa agricultura “aos produtores e técnicos do setor agrícola que ainda não a conhecem, e, ao mesmo tempo, explicar melhor seus conceitos, quebrar alguns paradigmas para os que já a conhecem”.
Atualmente, em algumas espécies frutíferas, já é comum a coleta de dados durante o ciclo de produção.
“Basta um ajuste nessa prática e na análise dos dados para que o produtor ou o técnico observe a variabilidade espacial e decida com maior acerto o manejo de cada uma dessas zonas”, afirma.

Culturas Anuais e Perenes
A agricultura de precisão tem sido associada ao uso de máquinas e equipamentos sofisticados, com sistemas complexos, em culturas anuais, como milho e soja.
No entanto, estudos realizados em instituições de pesquisa de vários países mostram sua evolução para ser aplicada em qualquer cultura submetida a plantio em diferentes espaços agrícolas.
Além disso, na atual fase das pesquisas, os fundamentos da agricultura de precisão não estão relacionados somente ao uso de alta tecnologia.
“Mesmo em área de poucos hectares, típica de alguns sistemas de produção de frutas, existe variabilidade espacial e, portanto, uma oportunidade para o uso das técnicas de agricultura de precisão”, explica Bassoi.

 

Programação:

05/07/2017
– 13h30 – Abertura
– 14h30 –Painel 1 – Histórico da Rede AP na Embrapa; O MAPA e a rede de agricultura de precisão
– 15h30 – Intervalo
– 16h00 – Painel 2 – Geotecnologias aplicadas à AP.
– 17h30 – Encerramento
– 19h30 – Confraternização
06/07/2017
– 8h00 – Painel 3 – Solo e água para fruticultura de precisão.
– 9h30 – Intervalo
– 10h00 – Painel 4 – Aplicativos e drones para agricultura de precisão.
– 11h30 – Intervalo para almoço
– 13h30 – Painel 5 – Aplicação da AP na fruticultura: resultados de pesquisa.
– 15h30 – Intervalo
– 16h00 – Painel 6 – Soluções comerciais para a AP
– 17h30 – Encerramento
– 19h00 – Jantar (por adesão).
07/07/2017
– Dia de Campo no Vale dos Vinhedos. Visita a vinhedos e demonstração de equipamentos.
9h00 – Saída da Embrapa Uva e Vinho
12h00 –Almoço no Vale dos Vinhedos (por adesão).
14h00 – Retorno a Bento Gonçalves