Embrapa ministra curso Básico de Elaboração de Vinhos de dois dias para 70 pessoas

Vale dos Vinhedos 2015-04-10_190211
Participantes aprendem processo de fabricação de vinho

Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre formas de trabalhar com produção do vinho

A Embrapa Uva e Vinho realiza anualmente o Curso Básico de Elaboração de Vinhos. O treinamento aconteceu nos dias 14 e 15 e foi voltado para produtores de uva, apaixonado por vinhos e demais interessados em aprimorar conhecimento sobre o processo de elaboração do vinho. 70 pessoas participaram do curso ministrado pelo enólogo e responsável pela área de transformação e tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, João Carlos Taffarel.
Durante a capacitação, os participantes aprenderam todo o processo, desde a escolha e os cuidados com a matéria-prima até o passo a passo para a elaboração do vinho e do suco de uva, com uma parte sobre o uso do processo de termovinificação para a produção do vinho.

“O curso voltado para o produtor, enófilos, agricultores, amigos do vinho, interessados teve 35 pessoas em cada grupo, divididos entre os dias 14 e 15. Eles estudaram a teoria e também a parte prática”, conta. Durante a capacitação, os participantes aprenderam todo o processo, desde a escolha e os cuidados com a matéria-prima até o passo a passo para a elaboração do vinho e do suco de uva, com uma parte sobre o uso do processo de termovinificação para a produção do vinho.
“Esse aprendizado proporcionou a eles a oportunidade de degustarem vinhos com defeito e sem defeito. Eles sentiram na prática o que é um vinho aromático ou não. E um dos diferenciais é que se trata de um curso rápido”, destaca o enólogo.
O estudo prático é um dos momentos mais esperados pelos participantes. “Na prática eles esmagaram uva e fizeram todo o processo de preparar o vinho para o processo e a degustação”, afirma Tafarel.
Os participantes também receberam noções de Boas Práticas de Elaboração (BPE), que abrangem as medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos para a sua comercialização. Informações sobre vinhos coloniais e a degustação de vinhos também integraram a programação.
Com o objetivo de sanar dúvidas dos produtores, Taffarel está trabalhando na elaboração de um livro com 500 perguntas e respostas na era de enologia. Segundo o enólogo não há previsão de lançamento.
Para o consultor, Márcio Oliveira, morador de Lages, em Santa Catarina, participar do curso foi importante para aperfeiçoar em questões importantes da elaboração. “Eu estou participando pela primeira vez. No curso consegui perceber técnicas importantes para produzir vinho de forma caseira. Eu consegui colher os subsídios e começar a pequena produção. Quero me aprofundar mais em alguns pontos, principalmente na parte química”, garante.
A engenheira agrônoma, Cândida Mastela, é moradora de Santa Maria e também ficou entusiasmada com o curso. “Eu conhecia mais a parte do cultivo e videira, mas não tanto a parte de elaboração do vinho, por isso acho importante fazer o curso. Eu fiz o estágio curricular na Embrapa e gostei muito. No curso desmistificaram muitas questões que eu achava complexo, fazendo com que a elaboração do vinho se torne algo fácil”, comemora.