Embrapa e Ifrs levam pesquisadores a botecos para aproximar ciência do público jovem

2015-04-10_190211

Em 2019, Bento Gonçalves (RS) estreia no maior Festival mundial de divulgação científica, o Pint of Science. Nas noites dos dias 20, 21 e 22 de maio, assim como em outros 24 países, a noite será dedicada para falar de ciência, de uma forma descomplicada nos ambientes descontraídos de bares. O evento é promovido pela Embrapa Uva e Vinho e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
E como não podia ser diferente, a programação na Capital Nacional do Vinho orbita em torno do inebriante mundo do vinho.

Uvas e vinhos: frutos da natureza e tecnologia

A vida na terra está inteiramente dependente da radiação solar, tanto para o aquecimento como para obtenção de alimento. No aproveitamento desta radiação solar, a fotossíntese é o único processo natural que proporciona as condições mínimas para a ocorrência de vida em nosso planeta. Além disso, esse processo também atua de modo direto e indireto na elaboração de diversos produtos que hoje favorecem a qualidade de vida na terra. Dentro deste processo, destacamos um produto nobre da fotossíntese – o vinho. Seguindo os princípios básicos da fotossíntese, a viticultura mundial tem ajustado algumas…

A precisão que vem do céu: uma nova Viticultura

Rodrigo Otávio Câmara Monteiro (Engenheiro Agrônomo (UFC-2002) com Mestrado em Irrigação e Drenagem (UFC-2004), Doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ) (2007) e Pós-Doutorado na University of Califórnia (UC Davis-2016). Consultor AdHoc dos Editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Editor Associado da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada. Revisor da Revista Acta Scientiarum Agronomy, African Journal of Agricultural Research, International Journal of Water R)
O professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Rodrigo Monteiro conversará sobre tecnologias na viticultura.

A vida e o vinho a partir do sol!

Henrique Pessoa dos Santos (Engenheiro agrônomo, Mestre em Fitotecnia/Manejo de Plantas e Doutor em Fisiologia Vegetal. Desde 2001 é pesquisador na Embrapa Uva e Vinho, atuando com Fisiologia de Produção na videira e em fruteiras de clima temperado. Tem desenvolvido pesquisas em 1) práticas de manejo para incremento da qualidade enológica da uva; 2) em cultivo protegido de videira, para ofertar produção e qualidade da fruta com redução de tratamentos fitossanitários; 3) em fisiologia da dormência de gemas)
Leonardo Cury da Silva (Graduação e, Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2005), Mestrado em Produção vegetal (Vitivinicultura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2008) e Doutorado em Fitotecnia, ênfase em Fisiologia e Manejo Vegetal (Viticultura), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS(2012). Trabalhou como professor concursado na Universidade Federal do Pampa (MS)(2012) e atualmente é professor concursado (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência )
Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Henrique Pessoa dos Santos e Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Leonardo Cury irão conversar sobre a vida e o vinho a partir do sol.

Entre leveduras e formigas: segredos da ciência

Sociedades humanas complexas? Isto porque você nunca parou para pensar no mundo abaixo de seus pés e no que é invisível aos seus olhos. Formigas são fascinantes e capazes de organizar sociedades complexas que trabalham em perfeita harmonia e cooperação. Leveduras estão por toda a parte e apresentam uma organização celular semelhante à nossa. Organismos tão diferentes, mas com gostos comuns. Venham decifrar os seus segredos e brindar a importância destes organismos. O essencial é invisível aos olhos (Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry).

 

A vida secreta das Formigas

Aline Nondillo (Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013), período sanduíche Universidade de Stellenbosch – África do Sul. Pós- Doutorado pela Embrapa Uva e Vinho (2013 -2017). Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves. Experiência na área de Entomologia)
A professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Aline Nondillo irá conversar sobre a vida secreta das formigas.

Pequenas e notáveis: um brinde às leveduras

Bruna Carla Agustini (Possui graduação em Farmácia Bioquímica e Industrial pela Universidade Federal do Paraná. É especialista em Microbiologia Aplicada. Possui mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Microbiologia e Tecnologia de Fermentações, atuando principalmente nos seguintes temas: quantificação de metabólitos microbianos, identificação taxonômica de leveduras por biologia molecular e espectrometria de massa; caracterização e seleção de leveduras)
A Doutora Bruna da Embrapa Uva e Vinho irá conversar sobre as leveduras.

 

O sabor do vinho brasileiro

O vinho exerce uma enorme atração nas pessoas devido a sua diversidade de cores, aromas e sabores. Diferentes ‘terroirs’ – com suas variações de clima, solo e arte de elaboração, como o emprego de diferentes tipos de carvalho, marcam identidades e qualidades únicas, somente presentes nesta bebida milenar. Neste Pint of Science, Zanus e Tonietto contam todos os segredos do Carvalho no vinho e o do Terroir, com suas conexões com as denominações de origem, evidenciando como a ciência está contribuindo para as conquistas dos produtores nos territórios do vinho e para o deleite dos consumidores. …

O gosto do terroir

Jorge Tonietto (Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, com formação em agronomia e doutorado em Ecologia pela ENSAM da França. Tem atuado desde o início das Indicações Geográficas no Brasil, coordenando projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que estão contribuindo para a estruturação e consolidando as indicações geográficas de vinhos do Brasil. O Terroir é uma das abordagens de suas pesquisas)
O Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Jorge Tonietto conversa sobre terroir.

Carvalho: aromas e sabores do vinho

Mauro Celso Zanus (Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Experiência de 24 anos em projetos de pesquisa no campo da Vitivinicultura – ênfase em Enologia e Análise Sensorial. Desde 1989 coordena o laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, desenvolvendo e participando em projetos nas áreas de Sistemas de Produção de Uvas para processamento, Tecnologia e Elaboração de Vinhos e Derivados)
O Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus fala sobre aromas e sabores do vinho.

 

Programação

Segunda, 20 de maio de 2019
19:00 – 22:00
“Uvas e vinhos: frutos da natureza e tecnologia” – Boteco Sports (Rua Silva Paes, 60 – Cidade Alta)

Terça, 21 de maio de 2019
19:00 – 22:00
“Entre leveduras e formigas: segredos da ciência” – Botequim São Bento (Rua Henry Hugo Dreher, 273 – Planalto)

Quarta, 22 de maio de 2019
19:00 – 22:00
“O sabor do vinho brasileiro” – MR Red (R. Herny Hugo Dreher, 330-370 – Planalto)