Em noite de premiação, Presidente da Agas cobra reciprocidade do Governo do Estado

2015-04-10_190211

Quatorze foram as empresas homenageadas pela AGAS na noite da última terça-feira ( 24) com o Ranking Agas pelos critérios de crescimento, destaque em vendas, capacidade de empregabilidade e desenvolvimento das redes de negócio.
Agrande homenagem da noite fez alusão ao supermercadista-modelo, ao símbolo do varejista Marcello Zaffari . Segudo o Presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Longo foi ” Marcello ensinou-nos, seja à frente dos negócios da família ou ante projetos como a presidência da AGAS, que a busca contínua pela perfeição, é algo a ser perseguido em qualquer atividade que venhamos a desempenhar.”
Segundo Longo, em seu discurso de abertura “a partir desta noite, todos os anos a AGAS vai distinguir 3 líderes supermercadistas para outorgar a Medalha Marcello Zaffari, a mais alta honraria destinada pela entidade a empresários do setor.” Para a Região Metropolitana, o escolhido foi o patriarca da família Gecepel, Jacy Pfitscher. O segundo homenageado foi Antônio Alberto Righi, um dos responsáveis pelo sucesso dos 50 anos de história do Righi Supermercados. Zefiro Giassi foi o terceiro supermercadista homenageado com a Medalha Marcello Zaffari.

Discurso forte
Ao lembrar aos convidados o tamanho e força do setor supermercadista, Antônio Longo destacou aos supermercadistas, políticos e convidados presentes na noite de premiação l que “o setor de recebe diariamente 4 milhões de gaúchos em suas lojas, e para apontar o Ranking Agas 2018, a entidade ouviu 245 supermercadistas, de 114 municípios e parabenizou os premiados da noite.

Antônio Longo, Presidente da Associação gaúcha de supermercados

R$ 31,7 bilhões de faturamento no RS
Reforçando o poder supermercadista , Longo apresentou números positivos que apontam para um crescimento nominal de 5,2% no ano de 2018, com um faturamento total de R$ 31,7 bilhões no Rio Grande do Sul, que superou a média de crescimento da economia e é maior, também, que a média do crescimento do setor supermercadista brasileiro.

Força
Pontuou também o crescimento de 2% em número de lojas e de vagas formais de trabalho, mostrando que os supermercados seguem investindo e proporcionando emprego e renda.
Sugerindo possibilidade de melhorar a regulamentação no caso de menor aprendiz, comemorou que o setor supermercadista gaúcho segue sendo porta de entrada para pelo menos 25% dos trabalhadores de primeiro emprego. Lembrando os melhores gerentes de supermercados, e mesmo alguns colegas empresários do setor, iniciaram como empacotadores ainda muito jovens nas empresas do setor, destacou favorável à proteção dos direitos das crianças, mas entende que a idade de 14 anos já seria suficiente para que um jovem iniciasse sua vida profissional, principalmente onde um Estado, não tem capacidade de absorver e oferecer a um Jovem uma Educação com tempo Integral.

Quase 100 mil empregos
“Hoje, o setor supermercadista gaúcho emprega 99.800 pessoas, são quase 100 mil gaúchos levando renda para suas casas a partir de atividades desenvolvidas em nosso segmento. A AGAS j á capacitou mais de 5 mil pessoas por ano em nível de gestão e operação, ” destacou Longo.

Apoio a pequenos
Preocupado com a queda da participação da indústria no PIB Gaúcho, Antonio Longo anunciou que a Expoagas de 2019 estará abrindo mais estandes pequenos e com baixo custo, “para que fornecedores regionais venham aproveitar o grande celeiro de negócios que é a Expoagas.”

Qualificação para agroindústria
Em parceria com o Sebrae, o Senar e a Farsul, a Agas forma grupos de qualificação para produtores rurais que fornecem os supermercados. A previsão para este ano é de que pelo menos 250 agroindústrias familiares estejam englobadas no projeto, recebendo gratuitamente dicas de gestão, caderno de campo, boas práticas, segurança, rastreabilidade, composição de etiquetas e muitas outras capacitações. “Convidamos os colegas supermercadistas a procurarem o Departamento de Capacitação da AGAS e a indicarem fornecedores de hortifruti que possam participar gratuitamente deste projeto,” convocou o presidente da entidade.

Lançamento da AgroAgas
Em maio de 2019, estará acontecendo a primeira AgroAGAS, evento concebido para “oportunizar qualificação, agricultura orgânica e oportunidades comerciais à pequenos produtores familiares, qualificando e mantendo as famílias no campo, com qualidade e rentabilidade de seus negócios. Assim como hoje temos mais de 140 jovens supermercadistas dentro do AGAS Jovem, garantindo a posteridade do setor de supermercados e da nossa entidade, também queremos fomentar ao jovem do campo, que dê continuidade aos negócios de sua família.”

Convite para Fenavinho
Na noite da premiação a Agas, através de Antônio Longo abriu espaço para as soberanas da Fenavinho fazer o convite para todo o Estado do Rio Grande do Sul visitar Bento Gonçalves, e os supermercadistas, em especial, “possam conhecer e adquirir os excelentes Vinhos Brasileiros, aumentando os espaços nas gôndolas destes produtos nos supermercados gaúchos” Longo lembrou aos presentes que os vinhos gaúchos são elaborados 20.000 famílias que dedicam suas vidas e produzindo as melhores uvas, para os melhores vinhos e espumantes.

Reforma da Previdência
Revelando-se ansioso para o desfecho da situação envolvendo a Reforma da Previdência e se dizendo confiante na equipe econômica do Governo Federal, Longo acredita que “a médio prazo esta é a solução para mantermos este País como uma nação de todos, mas a curto prazo, precisamos da retomada urgente da atividade econômica, e a maneira mais rápida é a ativação da construção civil, esta movimenta os sonhos de todos, o sonho da Casa própria, da Geladeira, dos produtos alimentícios na geladeira, e principalmente da realização das obras de Saneamento básico, onde nossos índices permanecem nos piores comparativos do mundo. ”

Reforma Trabalhista
Sobre a Reforma Trabalhista, “vemos com preocupação a situação dos sindicatos patronais neste momento. Empresas não valorizando o seu Sindicato, negociando acordos diretamente com os sindicatos laborais, ressaltou Longo.” Na opinião do presidente da Agas este é um movimento que pode parecer favorável a curto prazo, mas que certamente causará um problema incontrolável no futuro. “Recomendamos que os supermercadistas valorizem e fortaleçam seus sindicatos, para que sigamos tendo equilíbrio nas relações com os empregadores e mantenhamos a saudabilidade das negociações,” pediu.

Substituição Tributária
Antônio Longo pediu em seu discurso que seja revisto – através da proposta já entregue ao Governo do Estado, o sistema de recolhimento da Substituição Tributária. Segundo o supermercadista, o atual sistema de recolhimento gera dúvidas e inconformidade nas entregas das guias, o que certamente impactará negativamente na arrecadação ainda este mês. “Cerca de 80 % dos supermercados entregarão as guias de ICMS com inconformidades ao final do atual exercício fiscal”, revelou. “Precisamos utilizar o Sefaz para simplificarmos o sistema tributário”, pediu.

Segurança
Parabenizando o Governo do Estado pelo treinamento de 2 mil novos policiais, que em breve reforçarão a nossa segurança pública, “já que somente com policiais na rua garantiremos melhores condições a todos”, Antônio Longo revelou que hoje, o varejo gaúcho gasta cerca de 1,5% de sua receita em segurança particular, ultrapassando o valor e 500 milhões de reais/ano.
Em seu discurso na noite de premiação o presidente da entidade questionou classe política presente: “quantas novas lojas e novos empregos poderiam ser criados se direcionássemos estes recursos para os nossos negócios?”
“Sabemos que temos 15 mil policiais militares em atividade no Rio Grande do Sul, com uma carência de 17 mil policiais. Na polícia Civil, são 4.800 profissionais, com uma carência de 4.200 policiais. Estes são os verdadeiros heróis que defendem a população gaúcha em 497 municípios, mas precisamos de mais homens e mulheres atuando efetivamente nestas corporações, para reduziros os 3 mil assassinatos que ocorrem todos os anos em nosso Estado, sendo que 50 % destes assassinatos são de Jovens de 15 a 29 anos, perdendo uma capacidade produtiva de 550 mil reais por jovem assassinado”, justificou.

Aplicativo de preços
Lembrando que são contrários ao aplicativo oferecendo os preços dos produtos aos consumidores, pois prejudica justamente o pequeno mercado que não consegue preços competitivos como as grandes redes, “mas que consegue buscar diferenciais de atendimento e acolhimento aos clientes”, Antonio Longo cobrou duramente: “já existem estes aplicativos no mercado, mas não podemos concordar que seja validado pelo Governo do Estado”.
Antes de chamar os agraciados da noite Longo deixou um recado claro aos governantes: “menos Estado, menos estatais, mais cidadania , menos direitos adquiridos esta é a solução para recuperarmos a renda de todos.”