Eleitores devem realizar o recadastramento biométrico

2015-04-10_190211

Segundo o chefe do cartório de Bento Gonçalves o agendamento deve ser feito pelo site do TRE

A Justiça Eleitoral (JE) gaúcha recomenda que todos os eleitores do Estado que ainda não possuem biometria procurem os Cartórios Eleitorais ou Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) para realizarem seu recadastramento. Os eleitores devem agendar seu atendimento pelo site do TRE-RS (http://www.tre-rs.jus.br/index.php?nodo=19144).
Para passar pelo procedimento, os eleitores têm de apresentar os seguintes documentos:
– Documento de identificação (carteiras de identidade, trabalho, conselho profissional ou certidão de nascimento);
– Comprovante de endereço atual – emitido nos últimos três meses.”

Vantagem do novo sistema

A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.” É um sistema que inibe de uma vez por todas qualquer tipo de fraude “, explica o diretor-geral do TRE-MT.

Ao final dos trabalhos de biometria da Justiça Eleitoral todos os dados serão remetidos ao Instituto de Identificação e servirão também para a Polícia Federal, para facilitar as investigações policiais. A biometria também permitirá o cruzamento de dados para evitar fraudes no Bolsa-Família,e nas aposentadorias do INSS, por exemplo.” Não é um produto só da justiça eleitoral, e e servirá para a Polícia Federal, para o INSS, enfim “, esclarece Mauro Diogo.

Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas) e características comportamentais. É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade.

A urna eletrônica terá um sistema para identificação por meio da impressão digital, habilitando-a para o voto após o reconhecimento do eleitor. Para que sejam colhidas as digitais, os eleitores devem se recadastrar biometricamente, ou seja, deverão comparecer aos seus cartórios eleitorais para registro das impressões dos dedos da mão e para uma fotografia digitalizada. Além disso, o recadastramento serve para atualizar o cadastro dos eleitores.