Dormir poucas horas todas as noites pode causar problemas

2015-04-10_190211
Dormir 6 horas por noite durante dez dias, pode trazer os mesmos efeitos a sua cognição que ficar uma noite inteira sem dormir

Muitas pessoas afirmam que poucas horas de sono lhes são suficientes, entretanto, um estudo publicado evidência que 4, 5 ou até mesmo 6 horas por noite pode lhe causar problemas.
A pesquisa realizada na Universidade da Califórnia em Berkeley, demonstra que dormir 6 horas por noite durante dez dias, pode trazer os mesmos efeitos a sua cognição que ficar uma noite inteira sem dormir. Os reflexos diminuem, a capacidade de percepção e atenção são afetados, além da velocidade de reação e poder interpretativo.

Início da pesquisa
O estudo começou com os voluntários dormindo 8 horas por noite, no dia seguinte foram submetidos a provas escritas e teste de reflexos. Além de serem colocados para fazer tarefas que podiam lhes causar tédio, para ser analisado o número de vezes que os voluntários dariam as chamadas “pescadas”. Após, foram divididos em grupos, o primeiro continuou a dormir ás 8 horas, o segundo 6 horas e o terceiro grupo 4 horas. O grupo que dormia 4 horas ficava até três dias seguidos sem dormir, sendo realizados os testes todos os dias.

Resultados da pesquisa
Aqueles que ficavam a noite em claro , tinham o mesmo desempenho de alguém sob efeito de álcool, sendo observado os efeitos já na primeira noite sem dormir.
Os demais grupos demoraram mais dias para que os efeitos aparecessem.
Grupo de 4 horas de sono: no terceiro dia apresentava desempenho igual ao de uma noite sem dormir;
Grupo de 6 horas de sono: no décimo dia chegaram ao nível de uma noite insone, com a cognição atrapalhada e equivalente a alguém sob efeitos alcoólicos.
Os participantes do estudo, não tinham percepção que suas habilidades estavam em declínio, e não houve durante a pesquisa, durante as duas semana, a estagnação do desempenho, nenhum dos analisados desenvolveu uma capacidade de adaptação ou costume com a falta de sono.

É possível “colocar o sono em dia”?
Muitas pessoas que não dormem bem durante a semana dizem que utilizarão o final de semana para recuperar o sono perdido, mas de acordo com os estudiosos, essa compensação não é eficaz, não em curto prazo.
Ao final da pesquisa, os voluntários puderam dormir o quanto quisessem durante três dias seguidos e foram novamente analisados. Foi constatado que os níveis cognitivos melhoraram, mas não ficaram iguais aos níveis do início da pesquisa.
Os resultados da pesquisa demonstram que às oito horas de sono por noite podem fazer as pessoas “renderem” muito mais em seus afazeres, pois estarão com cérebro e mente descansados, aptos a produzir.